TOP 10: Temas Inesquecíveis de Séries

   

temas de serie 570x408 TOP 10: Temas Inesquecíveis de Séries

Do que você lembra primeiro quando alguém cita uma de suas séries favoritas? Tem gente que vai lembrar de toda a trama principal; outros dos personagens mais amados; alguns, dos vilões. Eu, quase sempre, me lembro da música de abertura da série.

Tudo bem que de uns tempos para cá, algumas séries tem sido econômicas, com aberturas mais simples, totalmente no estilo Lost, com apenas o nome da série aparecendo. Mas para mim, aberturas bem feitas contribuem para que uma série se torne inesquecível. E quantas são as músicas que acabaram estourando e conquistando o sucesso depois de embalarem o início de nossas séries?

Num dia qualquer, quando o random da minha playlist caiu na música de abertura de Friends, eu tive a ideia desse especial, que acabou se tornando realidade, com dez canções que se tornaram conhecidas exatamente por tocarem em aberturas de séries queridas. Confira comigo (todas em suas versões originais)!

 

I’ll Be There For You – The Rembrandts
(Friends)

Faixa do terceiro álbum da banda The Rembrandts, chamado LP e lançado em 1995 (depois da série já estar no ar), I’ll Be There For You acabou na abertura da inesquecível Friends. A cada temporada as imagens da abertura eram trocadas, mas a canção permaneceu. Atualmente é impossível ouvir a música sem imediatamente associá-la à série. Um clássico.

California – Phantom Planet
(The O.C.)

The O.C., além de ser a série de Ryan, Marissa, Seth e Summer, ficou conhecida por apresentar aos seus telespectadores uma grande quantidade de músicas do estilo indie rock, desconhecidas pela maioria.

California, da banda Phantom Planet foi a música escolhida para a abertura e até se você nunca mais ouviu falar da banda depois que a série chegou ao fim (como eu), certamente cantou alguma vez, a plenos pulmões, o refrão da canção, que dizia Californiaaaaaaaaaaaaa…”.

We Won’t Get Fooled Again – The Who
(CSI Miami)

Para a abertura do spin-off de uma das séries de investigação mais longevas da história, o The Who foi novamente escolhido e sua We Won’t Get Fooled Again tem seus acordes iniciais até hoje usados em CSI Miami. Interessante notar que uma outra música da mesma banda, Who Are You?, é o tema da série original, CSI. Porque sim, você pode nem conhecer a música, mas as primeiras notas de We Won’t Get Fooled Again já se tornaram inesquecíveis e reconhecíveis em qualquer lugar que forem ouvidos, afinal, é inevitável pensar:

Ei, essa é a música da abertura de CSI, não é?

I Don’t Want To Be – Gavin Degraw
(One Tree Hill)

Para a abertura de One Tree Hill, I Don’t Want To Be, de Gavin Degraw foi escalada. Sendo uma série onde a música faz parte da história, com cantores e uma gravadora no enredo, a escolha caiu como uma luva. A inicial disputa entre dois meio irmãos e, posteriormente, o drama de um grupo de jovens aprendendo a lidar com a vida adulta, ficou mais gostosa com o tema escolhido para o seriado.

Entretanto, no meio do caminho os produtores optaram por abrir mão da abertura e da música, utilizando o recurso de apenas um corte com o nome da série, logo no início dos episódios. Mas isso durou pouco e a série voltou a usar a I Don’t Want To Be em sua abertura no final da quinta temporada.

Na oitava temporada – que era para ter sido a última – um recurso inusitado (mas não inédito) foi utilizado: vários cantores e grupos foram convidados para reinventar o tema de abertura que a cada semana era modificado. Algumas versões ficaram interessantes, mas eu sou tradicional: prefiro a boa e velha I Don’t Want To Be na voz de Gavin Degraw.

We Used To Be Friends – The Dandy Warhols
(Veronica Mars)

Veronica Mars é, sem dúvida, uma das melhores séries já produzias e, certamente, a mais precocemente cancelada da história. Com uma trama deliciosa e personagens apaixonantes, tinha sua abertura embalada pela canção da banda Dandy Warhols, We Used To Be Friends.

Durante três temporadas acompanhamos apaixonados as investigações de Veronica, seus casos complicados com Duncan, Logan e Piz, enquanto cantávamos juntos, semanalmente, We Use To Be Friends.

Veronica foi embora, sem um final digno e uma despedida à altura de seus fãs. Entretanto, We Used To Be Friends permanece para amenizar a saudade e a nos lembrar que um dia existiu uma série inesquecível chamada Veronica Mars.

Curiosidade: A música também entrou para a trilha de The O.C.

Bad Things – Jace Everett
(True Blood)

Com toda a bizarrice que só True Blood pode trazer para você, qual seria a melhor música para ser o tema da história de vampiros (e todos os seres fantásticos que você puder imaginar) mais cool de todos os tempos? Parece que o country de Jace Everett era a resposta e assim Bad Things caiu como uma luva no contexto da série.

Bad Things, aliada às excelentes imagens da abertura de True Blood, tem a capacidade de nos fazer assistir e de cantar junto com Jace Everett:

I wanna do bad things with you….

I Don’t Want to Wait – Paula Cole
(Dawson’s Creek)

Que Dawson’s Creek é uma das séries preferidas de muita gente (inclusive minha) não é nenhuma novidade. O que alguns podem não saber é que I Don’t Want to Wait, hit de Paula Cole que ficou imortalizado na abertura da série, não era a primeira opção para abrir as histórias de Dawson, Joey, Pacey, Jen e companhia. Inicialmente, a música de abertura seria Hand In My Pocket, de Alanis Morrissette. Por problemas de licenciamento, porém, a música de Paula Cole acabou ocupando esse lugar.

Inesquecível, sempre que ouço a música, me lembro imediatamente das minhas manhãs juvenis de sábado, quando a Globo exibia a série e eu ia correndo para a frente da televisão.

Uma curiosidade é que para o DVD, mais um problema de licenciamento aconteceu e a partir da terceira temporada, a música de abertura é Run Like Mad, de Jann Arden.

Secret – The Pierces
(Pretty Little Liars)

Para a abertura da série das liars com o maior número de segredos da televisão, nada mais natural que a escolhida fosse Secret, do grupo The Pierces, formado pelas irmãs Catherine Pierce  e Allison Pierce.

A música brinca com os segredos e a melhor forma de se guardar um entre duas pessoas: se uma delas estiver morta. Tem ou não a ver com o clima de Pretty Little Liars e seus mil segredos e mentiras?

Save Me – Remy Zero
(Smallville)

Quando foi anunciado que uma série baseada na adolescência do Super Homem seria produzida, muita gente torceu o nariz. Aliás, acho pouco provável que alguém imaginasse que Smallville durasse por 10 temporadas. Mas durou. E durante todo esse tempo, Save Me, do Remy Zero embalou a abertura da série, inclusive grudando o refrão “Somebody saaaaaaaaaaaaaave me…” em nossos tímpanos. Até hoje.

Beautiful Tree – Rain Perry
(Life UneXpected)

Life UneXpected contava a história de uma jovem que, dada para a adoção ao nascer, voltava 15 anos depois para pedir sua emancipação aos pais biológicos, causando uma tremenda mudança na vida de todos. Para tema da série, Beautiful Tree, de Rain Perry foi a escolhida, exatamente por brincar em sua letra com o estranho mundo familiar e suas ramificações. Uma adorável música para uma adorável série.

Com tantas séries e tantas aberturas, certamente as preferidas de muita gente acabou ficando de fora dessa lista. Algumas delas estão lá na nossa nova edição do Soundcast NaTV – 01×05 – Aberturas.  Mas se não estiver, conte pra gente: qual o seu tema de abertura de série favorito?

   

Sobre Leandro Faria

Leandro Faria é um seriemaníaco de carteirinha.

Comentários

  1. Oi Leandro,

    Várias das músicas de abertura que você citou estão na minha lista de favoritas: True Blood, Veronica Mars, Dawson´s Creek, The OC e Smallville.

    Mas minha lista não seria completa sem as seguintes músicas:

    – Teardrop (Massive Atack): House
    – Closer to Free (Bondeans): Party of Five
    – When I Am Through With You (VLA): Damages
    – Here With Me (Dido): Roswell
    – How Soon is Now (Love Spit Love): Charmed

    Às vezes até gostamos mais das músicas do que das séries propriamente ditas…

    Parabéns pelo post!

  2. A música de abertura de Pretty Little Liars é daquelas grudenta, pois a tempos que não vejo a série e ainda me lembro dela.

  3. Faltou: Joe Cocker – With a little help from my friends (Anos Incrivéis).

  4. Gustavo disse:

    Secret é da trilha sonora de GG! Tem até o clipe (com cenas da série) no box!

    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DiR2SsU-Tu8

    TÔ FAZENDO CONFUSÃO??

    Já, a trilha sonora de Friends é super demais!

  5. Dinho01 disse:

    Realmente o que se salvava em Smallville era o tema de abertura.Sinto falta dos temas de séries mais antigas,por exemplo o tema de ARQUIVO X que era perfeito para a série.

  6. Elaine disse:

    Muito legal, juntar música e séries – duas das minhas paixões (só perdem para os livros).
    Adoro a música da Paula Tole e nem sabia que era desta série que não vi.
    Parabéns pelo post e faça mais vezes.

  7. Here with me – Dido abertura de Roswell.

    Sinto saudades dessa série.

  8. Julio Cesar Fiuza Martins disse:

    Ola Leandro.

    Concordo com o Nat,

    Faltou How Soon Is Now? da abertura de Charmed.

    De resto a lista está perfeita

    PS:Que saudade de Veronica Mars

  9. ingrid disse:

    Olá Leandro gostei de tudoo aki..mais queria saber se vc tem a música(instrumental)que finaliza cada episodio de BONES..louca atras…Me ajuda

  10. Djair disse:

    Nusss…. Eu amo Califóooorniaaaaaaaa…………. Vira e mexe eu grito hehe

Seu Comentário

*