Skins – 07×02 – Skins: Fire (Part 2)

   

20130712 large 1 Skins – 07×02 – Skins: Fire (Part 2)

Olá, amigos, estou de volta para completar minhas impressões sobre a última temporada de Skins. Como eu ainda estou emocionalmente abalada com o destino de nosso casal Naomily, sinto que antes de entrar nos comentários a respeito do plot principal, preciso desabafar. Neste exato momento eu me encontro em posição fetal, com os olhos vermelhos e inchados, tentando colocar em palavras o que este episódio significou pra mim e eu não tenho vergonha de admitir que em anos e anos deste vício quase vital que é assistir a séries de TV, isso NUNCA tinha me acontecido.

Naomily era uma das referências mais doces e puras que eu tinha de um relacionamento. Na minha concepção, elas representavam tudo o que todos nós procuramos em um relação a dois,  independente da orientação sexual que tenhamos. Emily e Naomi nunca viveram nenhum conto de fadas, todo mundo que acompanha Skins sabe disso. Elas enfrentaram muito perrengues, passaram por cima de traição, mentira, dúvidas, preconceito e amadureceram com tudo isso. O amor nutrido por ambas as partes se transformou em uma relação sólida baseada na aceitação do outro, no respeito e na confiança . Tem como não Shipar um casal desses? Até a Effy shipa essas duas, ficou bem claro nesse episódio. Agora, precisavam adoecer a coitada da Naomi? Precisavam colocar as duas em mais uma provação? Precisavam? Eu só tenho uma resposta para todas essas perguntas: ISSO É SKINS!!!!!

20130712 skins 7x02 570x306 Skins – 07×02 – Skins: Fire (Part 2)
Obrigada roteiristas, obrigada por que mesmo com lágrimas e coração partido, eu estou podendo assistir a uma das melhores finales dos últimos tempos. Obrigada pelo final digno que vocês se preocuparam em desenvolver respeitando a série como um todo. Obrigada porque mesmo modificando o comportamento dos personagens, vocês não modificaram a personalidade nem a essência deles. Apesar do susto que eu levei com Naomi no episódio passado, foi muito bom saber que a coitada só passou por uma fase ruim, mas ela renasceu das cinzas, mostrou que é uma feminista forte e encarou o tratamento radioterápico com MUIIIIIIIIIITTOOO bom humor. A depilação forçada das partes baixas que o diga.

Eu também preciso dizer obrigada aos roteiristas porque apesar de toda a dor que eles infringiram a Naomi, eles a colocaram ao lado de Effy. Sim, nossa Effy e seus profundos olhos azuis foram o centro do episódio, é claro. Só que dessa vez não mais para fazer besteira, quer dizer ela fez besteira, mas não como antes. Ela sempre foi muito inteligente, mas não quando o assunto é o coração.

Nossa querida Effy, na minha opinião, sempre possuiu uma necessidade quase patológica de ser o centro das atenções. Mesmo quando ela não falava nada, aquele olhar e sorriso diziam “hey, olhem pra mim, me vejam, prestem atenção no que eu posso fazer, me desejem, me amem”! Effy e Tony sofreram muita negligencia por parte dos pais, Anthea nunca deu muita atenção aos dois, o pai deles também nunca teve muita paciência, some isso ao acidente do Tony e ao fato dele quase ter virado um vegetal e você tem a princesinha mais emocionalmente perturbada da TV. Effy não só presenciou todo o acidente de Tony como também foi ela que realmente cuidou do irmão durante a recuperação dele. Acrescente aí como cereja do bolo as crises depressivas da mãe, o divorcio nada amigável dos pais e logo em seguida  Tony se forma e vai para a faculdade. Depois de tudo isso Effy fica como?

20130712 large Skins – 07×02 – Skins: Fire (Part 2)
Exatamente, esse espaço em branco que ficou ai depois da pergunta é a resposta mais apropriada, Effy sempre foi sozinha e tudo o que ela sempre quis foi alguém que cuidasse dela como um bebê. Ela sempre quis o que Naomi e Emily encontraram uma na outra. Porém, o trauma familiar da garota é tão grande que ao descobrir o poder que ela exercia sobre as pessoas, especialmente sobre os homens, ela decidiu que manipular e tirar vantagem era mais útil do que realmente se envolver com alguém. Effy sente afeição pelas pessoas,  tem muito amor no coração dela. Foi justamente essa dualidade que quase a levou a loucura quando adolescente e também é essa profusão de sentimentos que fizeram dela um personagem icônico e que ficará para sempre nos corações dos seriemaniacos mundo a fora.

Alguém aqui percebeu as semelhanças físicas entre o chefe da Effy e o Freddie ou fui só eu? Sério, eu tô pra falar isso desde a review passada, mas deixei pra essa. Freddie foi o mais próximo que Effy teve de um relacionamento de verdade e de uma forma bastante trágica isso foi tirado dela. Eu sinceramente não sei como ela não voltou pro hospício e ficou lá de vez depois daquilo, aliás eu me pergunto até agora se ela realmente sabe o que aconteceu com ele.O fato é que ele não era Freddie, ele era um homem de negócios, frio, ambicioso e a inteligência e inexperiência de Effy caíram como uma luva para os interesses dele.

20130712 skins fire 7xx01 570x306 Skins – 07×02 – Skins: Fire (Part 2)

No mundo real, ser inteligente não é o suficiente, Effy achou que podia controlar as coisas como fazia quando estava na escola e acabou caindo em uma cilada com um passaporte direto para a cadeia. Porém, ao se dar conta  do quanto tinha abandonado Naomi no momento em que ela mais precisava, toma a decisão mais ética de sua vida. Ela decide assumir suas atitudes e ainda aproveita para se vingar e levar o patrão  filho da mãe pro buraco junto com ela (GREAT). Naomi e Emily terminam nos braços uma da outra, mas isso não significa que Naomi poderá realmente morrer, afinal elas são EMILY & NAOMI.

Eu vi algumas pessoas  reclamando desse final em alguns sites, blogs e no tumblr, mas sinceramente acho que não poderia haver encerramento mais apropriado. Ficou claro que isso não é o fim da linha dos personagens. Eles continuarão existindo em fics, tumblrs e em nossos corações que sempre  perguntarão “o que aconteceu no julgamento da Effy”? “Ela realmente vai presa mesmo”? “Naomi morre e Emily ficou só”? Encerrar um plot com mais perguntas do que respostas é muito a cara de Skins e muito digno também, afinal Skins nunca foi uma série com cara de happy ending, toda fechadinha, previsível em que todo mundo come o pão que o coisa ruim amassou e depois termina rindo.

20130712 skins fire emily Skins – 07×02 – Skins: Fire (Part 2)

Acho que o modo como as coisas se encerraram  deixa o futuro aberto para outras possibilidades e também para o imaginário dos fãs viajar e pensar o que quiser.  Achei bastante digno e se pudesse resumir o que estou sentindo em uma única frase eu diria “OH WOW”!

Ah não. espera, Skins ainda não acabou, semana que vem teremos Cassie de volta e algo me diz que FIRE é apenas um ótimo começo de uma grande series finale!

   

Seu Comentário

*