Semana da Criança – Top 10 Programas Infantis

   

Xou Abertura Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Você até pode ter se tornando um adulto crítico, que só acompanha produções elogiadas e de bom gosto. No entanto, se você viveu sua infância entre os anos 80 e 90, seu passado televisivo deve guardar uma ou outra vergonha. Em especial no que se refere aos programas infantis do período.

Por mais constrangedor que seja admitir, é provável que em algum momento você tenha sonhado ou tido ‘um(a) amigo(a)’ que sempre sonhou em ser paquito(a) ou ganhar um microfone igual ao daquela apresentadora levemente decadente, que insistia em falar tudo na língua do X.

E é pensando nessa época em que animadores saltitantes apresentavam nossos desenhos favoritos, que o NaTV relembra alguns desses programas mais famosos. Aproveitando a semana do Dia da Criança, quase não fica tão feio pensar que algum dia os consideramos legais. (Uns mais do que outros.)

Oradukapeta e Porta dos Desesperados

Sergio Mallandro Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Se Sílvio Santos realizava sonhos com sua Porta da Esperança, Sérgio Mallandro ia mais longe do que isso. Em seu programa matinal no SBT, o apresentador criou um quadro recheado de gostinho trash. Contando com suspense e bordões inexplicáveis como ‘salci fufu’, o clássico Porta dos Desesperados presenteava seu público com bicicletas e vídeo games, se fosse um dia de sorte. Caso contrário, a surpresa escondida não passava de um gorila, disposto a assustar a pequena alma esperançosa que aguardava um presente.

No entanto, apesar de passar uma ideia meio duvidosa, Oradukapeta se tornou um dos maiores sucessos infantis da emissora. Exibindo desenhos como Pica Pau e Caça Fantasmas, o programa marcou época, rendendo até mesmo um convite para Mallandro ir para a Globo, onde estrelou Show do Mallandro, no início dos anos 90.

____

Show Mara Maravilha

Mara Maravilha Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Embora Mara Maravilha seja hoje sinônimo de cantora gospel pouco famosa, houve um tempo em que esse nome simbolizava todo sucesso que um ídolo infantil pode alcançar. Ainda adolescente, a apresentadora se tornou uma febre nacional à frente de programas de auditório para crianças. Disputando o primeiro lugar na audiência, ela se dividia entre as brincadeiras que levava ao ar e a tarefa de ser um sex symbol.

Inicialmente no período da tarde, e depois nas manhãs do SBT,  Show Maravilha contava com episódios de Cavalo de Fogo, Muppet Babies, Nossa Turma, entre outros. Seu alcance foi tão grande, que chegou até mesmo a posar nua para a revista Playboy e estrelar uma atração na Argentina, em 1995. Ao contrário do colega Sérgio Mallandro, seu tom era mais leve, priorizando mensagens motivacionais e desenhos mais simples.

____

Vovó Mafalda e Bozo

Mafalda Bozo Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

E foi com essa mesma fórmula mais familiar, com um quê de politicamente correto, que Bozo e Vovó Mafalda também foram importantes ícones infantis do SBT. Inspirado no palhaço que fazia muito sucesso nos EUA, Sílvio Santos resolveu criar sua própria versão do Bozo. Inicialmente exibido na Record, o personagem mantinha um clima mais parecido com o de circo, misturando desenhos, brincadeiras e esquetes.

Com duração de quase uma década, o programa chegou ao fim em 1991, com a morte de seu último intérprete e problemas com direitos autorais. Foi então que Vovó Mafalda, que apenas fazia parte da atração (junto com Papai Papudo e outros) assumiu a Sessão de Desenhos. Mantendo uma atmosfera parecida, a senhora interpretada por Valentino Guzzo representava uma figura doce e bondosa. Apresentando episódios de Pica Pau e Popeye, por exemplo, distribuía conselhos próprios de sua idade. No entanto, não conseguiu ter o mesmo alcance de seu antecessor.

____

Balão Mágico e Fofão

Balao Fofao Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Falando em imagem bondosa, nada como um personagem que veio direto da Fofolândia. Apresentado pelo grupo de mesmo nome, Balão Mágico foi o responsável por dar sucesso a Fofão, o alienígena de bochechas estranhas. O programa, exibido entre 83 e 86 na Globo, trazia Simoni, Jairzinho e outros, e explorava tanto o lado musical das crianças quanto a realização de sorteios e apresentação de desenhos. A cada uma de suas edições, She-Ra, He- Man, etc, se misturavam a canções e histórinhas.

No entanto, mesmo depois de alcançar altos índices de audiência, acabou saindo do ar, dando espaço para Xuxa. Ainda assim, Fofão teve mais algum tempo de sobrevida na tevê. Durante alguns anos, ele se manteve no ar na antiga Rede Bandeirantes, chegando até mesmo a ganhar um filme em 1989.

____

TV Colosso

TV Colosso Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Alguns anos depois, quem reinou nas manhãs da Globo não foram os ET’s, mas sim os cachorros. TV Colosso estreou em 1993 e apostou em personagens do mundo animal e um pouquinho de metalinguagem. Misturando o dia a dia de uma emissora com as histórias de seus ‘funcionários’, suas esquetes contavam com referências do universo adulto, no entanto, sempre priorizando a exibição de desenhos e paródias da programação do próprio canal e até mesmo de fora. Dentre sua grade, se destacavam-se o Jornal Colossal e Você Escolhe, numa nítida referência a Jornal Nacional e Você Decide.

Saindo do ar em 1997, seus protagonistas fizeram parte de um longa metragem e eventualmente reaparecem em participações especiais. Priscila e Gilmar, o Chef de cozinha já passaram pelo programa de Ana Maria Braga, relembrando o tempo em que exibiam clássicos como Power Rangers, Caverna do Dragão e Tartarugas Ninja.

____

TV Cruj

TV Cruj Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Apostando em um tom um pouco mais politizado, outra emissora fictícia também foi grande destaque das infâncias dos anos 90. Embora seu público tivesse uma cara um pouco mais juvenil, também se dividia entre esquetes e desenhos animados, através da ‘transmissão pirata’ feita do porão dos protagonistas. Produzido pela Disney, o programa misturava a rotina do Comitê Revolucionário Ultrajovem – CRUJ e episódios de Mickey, Pateta, Pato Donald, entre outros.

Grande destaque da audiência na época, foi levado ao ar pelo SBT e pelo Disney Channel entre 1997 e 2003. Ao longo desse tempo, passou por inúmeras mudanças, porém, sempre contando com um quê de novela, já que muitas histórias eram encenadas pelos personagens. Em especial, através de tramas criadas pelo público que enviava cartas para a atração. Apesar disso, o enredo nunca contou com um final oficial, já que foi retirado da grade repentinamente.

____

X Tudo

X Tudo1 Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Seguindo um perfil diferente, e também um pouco mais dedicado às crianças mais velhas,  a TV Cultura criou um dos programas infantis educativos mais importantes da década de 90. Apresentado por Gerson de Abreu e posteriormente Marcio Ribeiro, além do boneco X, a fórmula de X – Tudo fugia dos desenhos e se dedicava à discussão de temas simples e interessantes.

Através de esquetes de Marcelo Mansfield e da apresentação da ainda desconhecida Fernanda Souza, a atração misturava conteúdos de ciência e literatura. No ar entre 1992 e 2002, nunca alcançou o mesmo sucesso de grandes programas de auditório, contudo, sempre se manteve como uma opção inteligente e também divertida.

____

Eliana e Bom Dia & Cia

Eliana Melocoton Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Numa tentativa do SBT em aderir a esse formato um pouco mais educativo, surgiu o Bom Dia & Cia, apresentado por Eliana. Criado em 1993, o programa estreou priorizando informações e quadros com o computador e robô Flitz. Vinda diretamente do grupo Banana Split e do infantil Festolândia, a apresentadora representava uma imagem mais doce do que a das loiras que faziam sucesso na época. Em especial graças a suas combinações constrangedoras e altamente copiadas pelo púbico, entre short e chapéu.

Dona de pérolas musicais como ‘Dedinhos’, ela logo ganhou a companhia de Melocoton, um estranho boneco que se tornou uma febre entre as crianças. Em meio a episódios de desenhos variados, ela se manteve no comando da edição até 1998, quando foi parar nas mãos de Jackeline Petkovic. Durante esse período, foi perdendo um pouco de suas características educativas, até se tornar essa versão que está no ar atualmente, priorizando o sorteio de computadores e vídeo games como playstation, playstation, playstation.

____

Angélica e o Clube da Criança

Programa Angelica Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Durante o começo do período de auge das loiras ícone, Angélica foi a responsável por assumir o posto de apresentadora do Clube da Criança, na extinta Rede Manchete, depois que Xuxa foi para a Globo. Estreando na atração em 1986, nunca conseguiu alcançar o mesmo destaque pessoal, embora também mantivesse um grande sucesso. E grande parte disso está no formato do programa. Além de apostar em gincanas e desenhos, o canal investiu na exibição de novidades como Jaspion e Changeman.

Ao som de ‘Vou de Táxi’, Angélica se manteve na emissora até 1994, quando mudou para o SBT e estrelou a Casa da Angélica. Alguns anos depois, foi para a Rede Globo, onde apresentou o Angel Mix e se destacou nas novelinhas Caça-Talentos e Flora Encantada.  Ainda assim, sempre manteve o estigma de ser comparada com a então apresentadora de maior sucesso entre o público infantil

____

Xou da Xuxa

Xou Xuxa Semana da Criança   Top 10 Programas Infantis

Intitulada Rainha da vergonha alheia dos Baixinhos, Xuxa é o grande nome dos programas infantis entre as décadas de 80 e 90. Modelo e ‘atriz‘, se tornou sucesso enquanto estava na Manchete, ganhando um programa na Globo. O Xou da Xuxa ficou no ar por seis anos, e contava com a mistura que consagrou o formato de auditório na época. Músicas, jogos entre o público, imagem pseudo sexy inocente, desenhos e personagens no palco. Ao lado de Praga e Dengue e das invejadas Paquitas, as edições exibidas entre 1986 e 1992 levaram-na ao auge, ganhando prêmios e mais prêmios pela vendagem de discos e produtos licenciados com sua marca. Além de filmes e programas especiais.

Depois desse período, ainda manteve o sucesso durante o Xuxa Park, versão repaginada do mesmo formato. No entanto, passou a perder um pouco de sua força ao longo do tempo, até se tornar uma espécie de piada entre alguns, embora se mantenha um ícone para poucos outros.

____

Na verdade, muitos desses programas ficam guardados na memória apesar de não serem nenhum exemplo de qualidade, apenas por seu aspecto nostálgico. Se comparados às inúmeras opções atuais, soam mais amadores e vergonhosos. Ainda assim, conseguiam entreter e agradar, cada uma à sua maneira.

Você lembra de mais algum que não esteja na lista? Ou cresceu numa época diferente? A caixa de comentários é toda sua!

   

Sobre Carla Gomes

Carla Gomes é viciada em séries e gosta de assistir tanto coisas novas quanto clássicas, de preferência do início ao fim e sem qualquer preconceito. Jornalista e meio autista por opção, de vez em quando pode ser encontrada no Twitter @_CarlaGomes_

Comentários

  1. janaina disse:

    Um programa infantil que marcou minha infância foi Castelo Rá-Tim-Bum. Adorava a Morgana, a Celeste e o Mau (com sua gargalhada fatal!!!) e queria ter um quarto igual ao do Nino.

    Outro programa infantil que é da mesma época do CRUJ mas que existe ainda hoje é o Cocoricó.

    PS: Acho que houve um momento na década de 90 que todas as sheepdogs fêmeas eram batizadas com o nome de Priscila tamanho o sucesso da TV Colosso.

    • Eu tbm adorava Castelo, Janaína! Provavelmente era (e ainda é) um dos melhores infantis já produzidos. Ficou fora da lista só pq segue um formato diferente, mas sem dúvida é um dos ícones dessa época.. Confesso que eu morria de vontade de ser amiga do Nino! ^^

      Não acompanhei Cocoricó, lembro mais vagamente.. E concordo plenamente com vc em relação à Priscila! Mesmo se fosse de outra raça, mtos cães foram batizados em homenagem aos personagens!

  2. Eliane disse:

    Todos os programas colocado nessa lista eu assiti, porém, só os via por um simples objetivos: os desenhos…
    Eu odiava a Xuxa por que ela não tinha paquitas negras, mas assitia ao programa todo os dias para ver Caverna do dragão e os smurfes….
    Eu gostava mais ou menos da Angélica, pois ela tinha uma angélicats negra (Cinthia alguma coisa), mas o que eu gostava mesmo era de ver Chamgeman, Flashman, Jaspion, entre outros…
    Sobre a Mara eu a achava muito chata, mas gostava de ver Honey Honey…..
    De qualquer maneira, hoje aos 33 anos toda vez que em uma festa toca Ilarie, Vou de Taxi, Maravilha é ser criança… (não sei o nome da música) eu danço até cansar….
    bjs e adorei o post…..

    • Uma vez me perguntaram se eu tinha vontade de ser paquita, Eliane, mas acho que essa priorização das loiras (que eu não imaginava serem falsas, na época) era bastante desanimadora.. Mas acho que, embora mta gente gostasse do programa, o que atraía mesmo eram os desenhos.. E nesse ponto, a Manchete conseguiu inovar bastante!

      Dá um pouquinho de vergonha, mas essas músicas ficam na memória, mesmo que passe mto tempo.. Fico feliz por ter gostado do post! Bjs =**

  3. Muito boa a seleção.

  4. Chelsea disse:

    Gente, selecao maravilhosa!
    Eu acho que vi, pelo menos, 90% deles (Balao e Xou da Xuxa eu nao vi. No primeiro nao era nascida e no segundo eu era muito pequena). Eu amava A Porta dos desesperados, adorava ver as criancas correndo do gorila (que má eu era). Mas tenho que admitir que o que me dá nó na garganta é o CRUJ. Eu tinha 8 anos quando estreiou e, até hoje, sou saudosa com o programa. Me lembro de chegar correndo em casa só pra ver o programa.

    • Que bom que gostou, Chelsea!

      Acho que a gente não ligava mto pra politicamente correto na época, né!? Tbm adorava ver as crianças apavoradas.. Era trash e duvidoso,mas divertido..

      Não acompanhei Cruj por mto tempo, 'já' tinha 11 anos quando estreou, não me chamou tanta atenção..embora eu saiba que mta gente se sente órfã até hj!

  5. Julio Cesar Martins disse:

    Que isso,to me sentindo um bebê aqui,

    Só um terço dessa lista é da minha época(eu tenho 18 anos).

    Amava TV CRUJ e realmente faltou por o super clássico Castelo Rá-Tim-Bum.

    Muito bacana a iniciativa do NaTV.

    Comemore o dia das crianças com sua criança interior(papinho de velho…rsrs)

    XO

    • Você nasceu nos anos 90, Julio! Isso te faz um novato por aqui ^^

      Castelo ficou fora da lista pq seguia um formato diferente, sem desenhos ou esquetes. A prioridade foram mais as atrações de auditório. Em todo caso, como comentei aí em cima, é uma das melhores tramas para criança da época.

      Velhos e nostálgicos d:

    • Caroline® disse:

      Meu Deus, um bebê! Perdeste a era dourada dos programas infantis e desenhos…

  6. Rafaela disse:

    Gostava da maioria dos programas da lista.

    Como sou mais velha, alguns, como Cruj, eu já era velha demais pra assistir…rs

    Senti falta de um programa, o "ZY Bem Bom", da Band, contemporâneo de Xuxa e etc. Era muito legal e muito inteligente.

    • Oi Rafaela, juro que não lembro desse 'ZY Bem Bom".. Acho que não acompanhava a Band na época, Xuxa era mais popular, deve ter prejudicado um pouco seu sucesso..

      Mas concordo com a TV Cruj, acho que eu já não era mais tão criança pra querer acompanhar ^^

  7. dudustorm disse:

    Da TV Colosso em diante eu acho que via tudo. Tinha até os discos de vinil da TV Colosso!
    Oradukapeta, seriusly? Isso é nome de programa infantil? Hahaha…
    Acho que sou mais da época do Xuxa Park. Mas era quase igual ao Xou da Xuxa, né? Pelo menos a nave e as paquitas. Xuxa rainha da vergonha alheia com filme soft porn e tudo.
    Lembro que a Angélica tinha um programa que tinha um barco no cenário. Acho que foi o único dela que eu assisti. Dai Caça Talentos eu assistia diariamente também…
    TV Cruj era NECESSIDADE todo dia depois da escola. Meu sonho era ter uma passagem secreta no quarto.
    E essa Daniela Mercury de tênis? Hahahaha.
    ÓTIMO top 10, morrendo de nostalgia. E daqui 1 semana fico mais velho, então o sentimento é mais forte. Hahaha.

  8. Julio Cesar Martins disse:

    Uma sugestão:

    Aproveitando o embalo do dia das crianças,por que vocês não fazem uma lista com as série mais marcantes do Disney Channel e da Nickelodeon,pois vamos admitir,as crianças de hoje adoram esses canais.

    Tchau

  9. Julio Cesar Martins disse:

    DUDU,acho q o nome do programa da Angélica era “Bambuluar”

    • dudustorm disse:

      Eu lembro de Bambuluá, Julio! Mas acho que eu já era mais "crescidinho"… Bambuluá era tipo uma série, tinha uns adolescentes que eram heróis, uns cristais e tal. Esse programa que tinha um barco no cenário era um programa de auditório mesmo…
      Valeu!

  10. ELAINE disse:

    Realmente a maioria desses programas são vergonhosos.
    Tenho saudade do Banana Split com desenhos como Shazam, Herculoides, Jhonny Quest, etc.
    Um tempo mais antigo.
    Os da TV Cultura são todos ótimos : Castelo Ra Tim Bum, Ra Tim Bum, etc.
    Vila Sesamo maravilhoso
    Topo Gigio
    Os mais antigos são muito melhores.
    Obrigado por nos fazer voltar a nossa infância.
    Parabéns!

  11. Ótimo post, gente, adorei!
    Curti demais a sutileza da exposição da carreira da Xuxa como atriz… Hahaaha!
    Nem conto o vício que era assistir TV Colosso, X-Tudo e Cruj…

  12. Caroline® disse:

    Faltou um dos meus favoritos: Mundo da Lua. Não era bem um programa, era um seriado (onde começou o meu vício…), mas que encantava as crianças da época.

  13. Ana Claudia disse:

    Assisti a praticamente todos esses programas, Alguns assiduamente, como Balão Mágico, Xou da Xuxa e Oradukapeta, e outros mais superficialmente como tv colosso, cruj. Porque ja estava um pouco grandinha! rsrs
    Não gostava da Angélica, nem da Mara, mas não perdia por causa dos desenhos! rsrsrs
    Mas senti falta nessa lista do Rá-Tim-Bum , ZYB Bom (programa da Band apresentado por crianças como Aretha, filha da Vanusa. Entre 87 e 89) e claro Chaves e Chapolin!
    De todo modo é uma delícia lembrar desses programas infantis! Ótimo post!

  14. Muito boa a seleção, Carla!
    Alguns outros programas que eu amava quando criança e poderiam ter entrado na lista: Rá-tim-bum (como não lembrar so "Senta que lá vem história"?!), Castelo Rá-tim-bum, Mundo da Lua e Mundo de Beakman..

  15. Ana Paula disse:

    Olá, participei muito dos programas anteriores, mas o que importa é o de agora. Adoro assistir o programa da TV cultura. São desenhos educativos, inocentes e ainda por cima muito calmos. Eu e minha filha adoramos. Espero que continue assim por muitos anos ainda para que outros pequeninos possam desfrutar e aproveitar.

  16. Hoje, já não se faz mais programas infantis como antigamente!!!!!!!!

  17. George disse:

    Agora eu entendo porque o Brasil está assim….Pobre geração 80…..

  18. Paulinhu Fonseka disse:

    Eu acho que ficou faltando o RATIMBUM da tv cultura com o professor Tiburcio (marcelo taz), o senta que lá vem a história, entre outros…. o castelo ratimbum também foi um épico nos anos 90.

  19. Débora disse:

    Faltou Glub glub!

  20. Faltou o Palhaço Carequinha George Savalla Gomes, que ao contrario das loiras nunca acelerou a saída da infância dos meninos e meninas
    É aquela velha história a Sasha filha da Xuxa, ela veste como menina princesa .
    As filhas dos outros é Bicho Comeu "crianças com um estilo mais OUSADO ,veste meninas de 2 a 14 ano".
    Fazem falta músicas como:

    O bom menino não faz pipi na cama
    O bom menino não faz malcriação
    O bom menino vai sempre à escola
    E na escola aprende sempre a lição

    O bom menino respeita os mais velhos
    O bom menino não bate na irmãzinha
    Papai do céu protege o bom menino
    Que obedece sempre, sempre a mamãezinha.

  21. Aaaaah, que legal!!
    JURO que meus olhos se encheram d'água quando revi a abertura de TV Colosso! Amava!!
    Realmente faltou Castelo Rá-Tim-Bum, até hj assisto quando dá! kkkk

  22. renata disse:

    assistia tudo especialmente xou da xuxa, como eu amava esse programa, só ia pra aula depois que a nave cor de rosa subia . único que não me lembro é o balão mágico, acho que já não passava mais quando eu era criança.

  23. Silvana Pedro disse:

    Uma coisa q eu percebi que ninguém comentou era na época do Balão Mágico, tinha tmb na tv Cultura o Bambalalão. Era ótimo: com João Acaiabi, Gigi Anhelli, Silvana Teixeira, Chiquinho Brandão (que além do personagem do Profr. Poropopó, fazia o boneco-leão Bambaleão), e ensinava a gente a fazer brinquedos (reciclar é mais atual) ou brincar com objetos que tínhamos em casa. Eu ia correndo pra casa pra assistir… Eita, saudades…

  24. Gente, sou da época do TV Glbinho apresentado por Ana Paula Saldanha (aquele que tinha o Barba Papa), assisti muito o Balão Mágico e cheguei a ter vinis do grupo (ainda me lembro de um que vinha um móbile de um carrossel). Eu amava a Xuxa (afianl ela ainda hostenta um título que ganhou naquela época). Ria muito com o TV Colosso, mas não gostava muito dos apresentadores do SBT (só assistia a MAra, por exemplo, por conta do Pequeno Príncipe e de Honey Honey). Claro que tudo mudou com a chegada do TV CRUJ (lembro que à epoca eu assistia ao CRUJ com meu filho e que nos cumprimentávamos com a famosa frase "Alô Companheiro Revolucionário Ultra-Jovem" e que nos despedíamos com o "CRUJ, CRUJ, CRUJ, ciao". Confesso que, ainda hoje, faço inúmeros downloads de desenhos de minha infância graças aos ditos programas aqui tão bem representados.

  25. Faltaram os principais: Bambalalão , Atchim e Espirro , ZYBem Bom, o programa do Daniel Azulai que passava na Band, e o Topi Clapa Topô ( era com Lucinha Lins e mais um cara que não me lembro).

  26. pessoal Hoje nao tem mais esta especial animação em nosso meio, sinto falta de rever tudo de novo

  27. Werto disse:

    Refazendo uma releitura, consigo observar que; eram programas comerciais sem nenhum apelo educacional, ético ou moral. Hoje parecem programas bizarros.
    Porém perdia as manhãs atrás do Balão Mágico.

  28. Muito boa a seleçao! Para ser perfeita faltaram apenas Rá-tim-bum e Castelo Ratimbum!!!

  29. Reinaldo disse:

    Se comparados às inúmeras opções atuais, soam mais amadores e vergonhosos. Me diga qual. Nõ sou daqueles que dizem que a minha época era melhor, pra mim não existe época boa e sim época, mais é fato que as crianças de hoje em dia(2001 para cá), são umas verdadeiras pobres coitadas, quase tudo relacionado para criança é LIXO, enlatado ameicanos, que brasileiros mediocres que acreditam que tudo que vem dos EUA é bom curtem como se fossem a melhor invenção do mundo, é lógico que os anos 80 e 90 não foram excelentes, mis foram ótimos, nós tinhamos ídolos, e não precisávamos escutar os adultos ficarem falando que a gente não tinha nada, tínhamos nossas músicas, nossos discos, nossos progrmas de televisão, tínhamos cantor preferido, o que colecionar e hoje… ser criança é uma lástima, daí se ver crianças com 7, 8 anos já querendo ser adulto, o que eles têm para fazer?

  30. walter rj disse:

    oi eu sempre gostei de programas infantis quando criança adorava o da angelica hoje 36 anos vivo na lembrança

  31. hudson disse:

    tempos bons, que deixaram saudades, as criancas de hoje nao sabem o significado da palavra diversao!

  32. Camila Nardo disse:

    Eu queria tanto te assistido ao pgm da Mara

  33. Foi uma época cheia de mistérios e magia, infelizmente as crianças de hoje, alienadas no mundo virtual, deixam de vivenciar não apenas esses programas de entretenimento, mas também, as brincadeiras que desenvolvem o convívio social. Esconde, esconde / Pique no ar / Pique pega / Três Marinheiros / Bete / Finca / Caça Ladrão, dentre outras. Grato sou a Deus por todos os benefícios.

  34. Wladimir Barros disse:

    Lembro do Balão Mágico, Clube da Criança com a Angélica, da Mariane, Xuxa…, mas pra mim o melhor de todos foi os da Angélica, como: Clube da Criança, Casa da Angélica, Angel Mix… isso sem falar do estrondoso sucesso de Caça Talentos!. Sempre foi a minha apresentadora preferida!. Linda, carismática, simpática, talentosa…, Angélica, até hj pra mim é a melhor!. Pena que é tão mal aproveitada na Globo!.

Seu Comentário

*