Revenge – 01×06 – Intrigue

   

Revenge 0601 Revenge   01x06   Intrigue

Embora Emily tenha dado pequenas amostras de sua humanidade ao longo dos primeiros episódios de Revenge, foi apenas em Intrigue que pudemos enxergar claramente a pequena Amanda que ainda existe nela. Antes mesmo da declaração de Jack, ao acordar pela primeira vez ao lado de Danel, já sabíamos que sua consciência pesa sim, e que seu lado sentimental tenta dar sinal de vida, sempre sobrepujado por seu desejo obstinado de vingança.

Continuo, porém, um pouco desconfiada de quanto está realmente preparada para atingir todos seus alvos. Mesmo que tenha agido de maneira cautelosa em grande parte de seus planos, algumas pequenas falhas tem aparecido, e é justamente isso que pode levar tudo a perder em algum momento.

Não que sua decisão em relação a Frank não tenha sido bem elaborada. O problema é que, assim como Nolan deixou claro, eles são apenas novatos na arte de derrubar seus inimigos, enquanto outros já contam com a experiência de longos anos. O que até me deixa intrigada com os Grayson. Como puderam ficar tão chocados ao saber que Lydia (que não morreu mesmo depois da queda!) foi empurrada por seu capanga? Será mesmo possível que tentem defender algum tipo de moralidade, depois de tudo que fizeram?

Essa dubiedade de caráter, principalmente de Victoria, é um dos pontos fortes da série. Ela fez tudo que pode contra o pai de Amanda, mas ao mesmo tempo, o amava. Da mesma forma, parece sinceramente ligada à Frank, mas surpresa ao se dar conta que matou a amante do marido. Mas, afinal, será mesmo que eles acreditaram que tinha sido uma tentativa de suicídio? Ou tudo entre eles funcionava no esquema do ‘eu finjo que não sei e você me conta só o que quero ouvir’?

De qualquer maneira, o risco corrido por Emily é apenas um dos tantos que devem surgir à sua frente. Como estamos apenas no início da temporada, não consigo saber o destino de Frank, já que dificilmente vai revelar alguma coisa importante nesse momento.

Ao mesmo tempo,enxergo em Tyler um inimigo muito mais preocupante, a curto prazo. O que parecia apenas uma disputa pela atenção de Daniel está crescendo cada vez mais, ganhando contornos que ainda estão levemente embaçados.

Revenge 0602 Revenge   01x06   Intrigue

Durante o encontro duplo, em que Emily fez um delicioso interrogatório, colocando o amigo de Daniel contra a parede, passei a pensar que tudo seria uma questão financeira. Tyler não teria dinheiro, ou sua família teria perdido alguma coisa por causa dos negócios de Conrad. Contudo, o que se passou no bar de Jack abriu um milhão de novas possibilidades, que inicialmente eu tinha descartado.

Pode ter sido apenas uma maneira de desviar nossa atenção, mas Tyler tentou avançar o sinal com Daniel, não tentou? Qualquer pessoa que já tenha tido a tarefa de colocar um colega alcoolizado para dormir, sabe que deitar ao seu lado não é necessariamente algo comum. Que essa é uma amizade doentia, nós já sabíamos, mas agora é inevitável não aderir à ideia de que existe também uma paixonite frustrada no meio disso tudo.

A questão é saber o quão longe ele é capaz de ir, e principalmente, quais seus objetivos. Com a morte do primeiro episódio ainda rondando, ele seria uma boa opção de assassino (ou vítima, por que não?), já que Emily deixou claro que seu objetivo é fazer com que todos caiam, e não necessariamente precisem morrer para isso.

Daí, cabe retomar a ideia de que ela não é tão fria quanto parece. Também um pouco assustada com o possível fim de Lydia, ela decidiu ir frente, como se nada tivesse acontecido. No entanto, quase precisou abrir a guarda por outro motivo. Embora eu não consiga enxergar muita química da personagem com o amigo de infância, Jack, o que existe entre os dois é algo que mexe com ela. Por isso, já era de se imaginar que uma declaração como aquela seria suficiente para torná-la vulnerável.

Ainda assim, considerando sua expressão de obstinação, não esperava que fosse chegar às lágrimas. Talvez apenas naquele momento tenha se dado realmente conta do que está abrindo mão apenas para vingar o pai. Duvido que ela tenha cogitado abandonar seus planos, mas quando Jack perguntou se estava sozinho, quase consegui acreditar que ela responderia que não, que também sentia alguma coisa. Ainda bem que ela conseguiu ser suficientemente racional para entender que isso apenas complicaria as coisas.

Revenge 0603 Revenge   01x06   Intrigue

Agora, quais as chances de Jack realmente ter desistido? Sua frustração e expressão de abandono foi de dar pena e, possivelmente, vai se afastar por um tempo. Mas, levando em consideração sua personalidade boazinha, ainda vai continuar sendo aquela pessoa que vai mudar o balanço de lugar, por amor. Ou mesmo aconselhar Daniel a entrar nos eixos, pela amada.

No episódio passado, apostei que os dois se tornariam amigos, o que não tenho muita certeza agora. Não fosse por Tayler, o primeiro dia de trabalho do namorado de Emily teria ido bem, e tudo sairia às mil maravilhas. Porém, ao encontrar o rival em sua cama, fica difícil prever se os dois vão se manter em lados opostos, ou não. Especialmente depois de Daniel ter ajudado a pagar pela besteira que Declan fez. Sobre isso, me dou o direito de não comentar muito, já que o romance com Charlotte ainda não me interessou em nada.

Pelo contrário, a única relevância da personagem, pelo menos pra mim, ainda está em seu relacionamento com a mãe. (Sem contar minha teoria furada de que ela possa ser filha de David Clarke) Victoria, por sinal, continua sendo um dos grandes destaques da história. Sua postura de rainha do gelo, que de vez em quando parece derreter, deixa um universo de dúvidas sobre se devemos torcer contra ela ou não.

Mesmo assim, é impossível não se preocupar com o que Frank possa fazer com os planos de Emily. Se ele, em pouco tempo, conseguiu juntar às peças do que está acontecendo, não vai tardar para que isso aconteça novamente, ou que tenha suas consequências. Só espero que os rastros de Amanda passem a ficar melhor escondidos. E que ela vá com tudo pra cima de Tyler.

   

Sobre Carla Gomes

Carla Gomes é viciada em séries e gosta de assistir tanto coisas novas quanto clássicas, de preferência do início ao fim e sem qualquer preconceito. Jornalista e meio autista por opção, de vez em quando pode ser encontrada no Twitter @_CarlaGomes_

Comentários

  1. Oi, Carla!

    Também sou viciada em séries e comecei a assistir Revenge semana passada, por indicação de um amigo, já que minha preferência são séries investigativas, policiais. Enfim, gostei muito da trama. Creio que no sétimo episódio já saberemos o destino do Frank. Quanto ao Tyler, eu já desconfiava que as intenções dele com o Daniel era outro. Madeleine Stowe está perfeita como a "Rainha do Gelo". Para mim, está ficando bem claro que a Amanda gosta mesmo é do Jack. Torço para esse relacionamento.
    Adorei seu blog. Vou voltar sempre.

  2. Review Excelente, melhor review de Revenge que vi ate o momento!!!
    Nao vejo a hora de ler a do ep. "Charade" .

    Nao gosto muito de Jak, o personagem ainda n me conquistou, tb ainda n vi quimica entre Jak & Emily/Amanda…
    agora ql o pronlema do Daniel td bem q ele n goste muito dos negocios de familia, mas trabalhar em um bar??? fala serio o cara e ou era alcolatra- esse tipo de pessoa tem q ficar longe de bares

  3. 1×07 é ainda o melhor episódio de Revenge. Jesus. Que série maneira.

Seu Comentário

*