10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!

   

Olá a todos, nessa pausa entre as temporadas o NaTv te ajuda a curar o tédio e te mostra algumas das séries que podem ser um santo remédio para os dias de espera antes das novas temporadas. Algumas novas, outras até já canceladas mas que merecem ser revisitadas por serem clássicas no genêro!*

bencasey 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!BEN CASEY: foi um drama médico que foi ao ar de 1961 a 1966. A série era protagonizada por Vince Edwards, seu personagem era um jovem e idealista neurocirurgião. Cada episódio do seriado se centrava nos diferentes aspectos da vida num hospital. Uma curiosidade: a série é conhecida principalmente por sua sequência de abertura icônica, que consistia em uma mão desenhando símbolos num quadro negro, enquando Sam Jaffe, membro do elenco, entoava as palavras “Homem, mulher, nascimento, morte, infinito”. Por que ver: Ben Casey é considerado como um dos mais marcantes seriados da época, e um dos primeiros dramas médicos a fazerem sucesso na televisão.

DR. 90210: (ou Dr. Hollywood) mostra a vida do Dr. Robert Rey, popular cirurgião plástico do rico subúrbio de Beverly Hills e de seus pacientes. O grande diferencial do programa é drholly 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!justamente o fato de que mostra a vida dos médicos que o estrelam. Além disso, há sempre entrevistas com os pacientes e filmagens das cirurgias, além de mostrar o “antes e depois” de cada paciente. Uma curiosidade: Durante o reality o Dr. Robert Rey viajou para o México, no intuito da realização de processos cirúrgicos em massa para as pessoas mais necesitadas, porém, ao chegar no México, descobre que os aparelhos cirúrgicos estão ultrapassados e que nem todos os pacientes iriam ser atendidos, causando emoção e ao mesmo tempo revolta ao médico.Por que ver: Mostra a “realidade” da vida dos médicos.

greyscast 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!GREY´S ANATOMY: Lagrimas e hospital já estão relacionados na vida real, seja de felicidade ou de tristeza, mas com Grey´s Anatomy isso tomou outro nível. O drama médico que conta a história de Meredith Grey,vivida por Ellen Pompeo no fictício Seattle Grace trouxe para as telas diversos assuntos polêmicos e tocantes que fazem milhares de pessoas choraram na frente da telinha. Além de Grey, temos  Cristina, Karev,O´Malley, Izzie, Miranda, Derek entre outros médicos e é  através dos pacientes  que sempre servem de metáfora para os seus próprios problemas. Sempre com um texto bem feito, apesar de algumas decaídas na quarta temporada, a série tem uma legião de fãs. Uma curiosidade: O título do seriado é uma brincadeira com Gray’s Anatomy (A Anatomia por Gray), o famoso livro de anatomia de Henry Gray. Por que ver: Com milhares de fãs devotos você tem mil razões para ver Grey´s Anatomy, mas uma delas é o elenco em sintonia com um texto sensível.

55443070 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!E.R. : Série que é sinônimo de hospital teve sua última temporada, a 15º, encerrada neste ano conta a história de médicos , enfermeiras e os dramas de pacientes do County General Hospital de Chicago. Personagens como Dr. Mark Greene, Dr. Doug Ross ou até mesmo os mais recentes Dra. Neela Rasgotra e Dr. Greg Pratt nos brindaram com cenas dramáticas que renderam diversos prêmios para a série, inclusive a de melhor série dramática em 1996. Uma curiosidade: O roteiro de ER foi originalmente escrito para ser um filme, dirigido por Steven Spielberg. Por que ver: Além de uma enorme quantidade de episódios, a série foi uma das que popularizaram o dia-a-dia dos hospitais na televisão.

housey 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!HOUSE, M.D: Quando pensamos em um médico, pensamos em Dr. House certo? A série que se passa em Princeton tem como personagem principal Gregory House, interpretado magistralmente por Hugh Laurie. Sendo um expert em diagnósticos, é um infectologista e nefrologista que além de ter um raciocínio magnífico é conhecido pelo seu extremo mau-humor e sua falta de interação com os pacientes. Uma curiosidade: como o criador de House,David Shore,  é  fã de Sherlock Holmes, várias referências deste universo constam na série como Moriarty, o homem que atirou em House, é o nome do maior inimigo de Holmes, o Professor Moriarty. Por que ver: Só a interpretação de Hugh Laurie já vale perder um tempo com os episódios de House, sem contar as ironias sempre bem colocadas no texto sempre bem escrito.

MULHER: série de televisão brasileira, exibida pela Rede Globo entre 1998 e 1999. A mulherseriado 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!série possui duas temporadas tratava do cotidiano de duas médicas ginecologistas, suas pacientes, seus problemas pessoais, seu ambiente de trabalho e suas famílias, e tinha como cenário principal uma clínica carioca. Eram protagonistas as atrizes Eva Wilma e Patrícia Pillar, respectivamente nos papéis de Dra. Marta Corrêa Lopes e Dra. Cris.Uma curiosidade: Mulher recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como o melhor programa de TV no ano de 1998. Por que ver: primeira série genuinamente brasileira do gênero.

NIP/TUCK: Apesar de não ser uma série médica convencional, Nip/Tuck trata da incessante busca pela beleza, e niptck 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!como médicos, no caso cirurgiões plásticos, podem tornar isso uma realidade. A idéia do seriado é mostrar o lado obscuro dessa busca pela beleza, o culto excessivo ao corpo e as superficialidades através dos personagen principais: Sean McNamara interpretado por Dylan Walsh e Christian Troy interpretado por Julian McMahon.O seriado é conhecido pelo toque irônico e pela quantidade de assuntos polêmicos como incesto, mudança de sexo, pornografia e AIDS. Uma curiosidade: Em sua estréia, Nip/Tuck foi a série de maior audiência na TV a cabo americana. Por que ver: Nip/Tuck, principalmente em suas primeiras temporadas foi uma série ousada e bem realizada.

NURSE JACKIE: Nurse Jackie mal estreiou e já há rumores de que estaria garantida para uma segunda temporada. nursey 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!Do mesmo canal da inovadora e bem-sucedida Dexter da Showtime, o seriado conta a história de um enfermeira, interpretada por Edie Falco de Sopranos que luta para conciliar o estressante trabalho na emergência do hospital com seus próprios problemas pessoais, como manter um marido, duas filhas e um amante e tudo isso com uma boa dose de humor negro que fez com que ela fosse comparada com outro dessa lista, o Dr. House, e não só pelo seu jeito característico de humor, mas pela sua dependência de remédios. Uma curiosidade: antes de ir para o ar, o seriado teve o seu primeiro episódio vazado na internet. Por que ver: além do talendo de Edie Falco, a série inova ao colocar o foco em uma enfermeira, e não nos médicos, como é de costume em séries médicas.

PRIVATE PRACTICE: Série spin-off de Grey´s Anatomy, conta a história de Addison Montegomery interpretada por private 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!kate Walsh, a ex-mulher de Derek Shepherd que após deixar o Seattle Grace, decide se mudar para Los Angeles, onde se junta a clínica Ocean Side com seus amigos de longa data Naomi e Sam Bennett. Diferente do ritmo frenético da maioria das séries médicas, Private Practice foca em casos menos conturbados, mas muito polêmicos e cheios de metáforas já que a criadora das duas séries gosta muito desse recurso. Uma curiosade: o piloto da série teve a participação do Chefe do hospital de Grey’s Anatomy, dizendo que se a Dra. Addison quisesse voltar, o Seattle Grace estaria de porta abertas (abrindo possibilidade de a Dra. Addison poder voltar para Grey’s Anatomy).  Por que ver: O seriado mostra outro lado da prática médica, mais intimista, mais pessoal e claro que a personagem de Addison também é um bom motivo!

SCRUBS: A série que diferente das citadas acima é uma comédia mostra de diversos personagem que trascrubsp 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!balham no Sacred Heart. Cada episódio da série é estruturado através de várias histórias ligadas entre si pela narração do protagonista J.D. interpretado por Zach Braff que no final de cada episódio conta uma pequena moral filosófica. O engraçado é ver como, apesar de ser uma série médica, várias vezes a gente se esquece disso já que o enfoque são nos personagens e em suas bizarrices. Uma curiosade: A localização do hospital é indefinida, mas pistas dadas na própria série indicam que seja localizado no sul da Califórnia. Na verdade, a série é gravada num hospital abandonado em Sherman Oaks, sul da Califórnia. Os escritores da série chamam o local do show de “Sanjafranleles“, uma combinação de San Francisco com Los Angeles. Por que ver: A série mostra o lado engraçado e brinca com os esteriótipos médicos de maneira fantasiosa e divertida.

*Para não ser injusto com ninguém as séries estão em ordem alfabética!

Espero que gostem!

55443070 10 Dicas para Curar o tédio: Séries Médicas!
   

Sobre Lívia Figueiredo

Uma viciada em série que fica feliz a cada episódio de Seinfeld e uma das outras milhares das séries que acompanha.Fazendo dela uma anti-social por força maior, mas que não dispensa a tecnologia para encontrar outros que também gostem de séries! Para mais estou no twitter

Comentários

  1. Eu tou adorando Nurse Jackie, Livia!! Tá faltando alguém pra comentar a série por aqui. Porque vc não se candidata??? Grey's eu nem comento porque é favoritíssima. Gosto muito de Private Practice também. House tenho que me atualizar…agora essa primeira aí é do baú hein???

    • Roberta, ótima idéia essa sua! Manda os outros se candidatar huahuahuahua

    • Roberta, eu tb estou gostando muito de Nurse Jackie, das estréias foi a que mais me surpreendeu!!

      Beijo! e valeu pelo comentário!

    • waleska b.bastos disse:

      Dr House é meu ídolo!!!! Séries médicas costumam ser muito piegas,mas o House é impagável.Mau humorado,frio, sequelado, mas super inteligente. Quem não ia querer estar nas mãos do House,apesar de toda sua "nóia"?

      • Waleska,

        Dr. House é idolo mesmo né?

        Eu sempre penso se iria querer o House como meu médico, e não sei bem, apesar dele ser foda, o mau humor é de matar, na hora de ver na tv é uma coisa, mas imagina ao vivo?

        um abraço e obrigada pelo comentário!

    • MARLENE disse:

      O seriado E.R. passava com o nome de Plantão Médico, e o dr. Ross era o George Clooney, que ficou famoso por isso.

      deu uma saudade…

    • Ricardo disse:

      Estranho a série mais cult da atualidade e com a maior pontuação no Metacritcs não estar nesta lista.

      "Breaking Bad" é a série mais aclamada pela crítica público. Vide IMDB e MetaCritcs.

      Brreaking Bad é uma pequena "obra de arte" feita para a TV.

      Bjs

    • francinete keitt disse:

      eu amo ,o doutor holliwood e demas oseu programa ,ele tira duvidas de muitas coisas ,e tudo de bom

  2. Gente, adorei isso!!!

    Muito bom!

    Entrou até o Dr. Hollywood, hehehe

    Minhas favoritas: Greys e House!

    E achei legal a inclusão de Mulher na lista.

    Muito bom post, Livia!

  3. dudustorm disse:

    Oloco, a 1ª foi do baú mesmo. hahahaha.. mas eu tbm adoro séries médicas. Grey's é minha favorita, mas tbm gosto de Nip/Tuck. Não acompanho mais, mas de vez em quando assisto uns perdidos na Fox, hahaha. House eu comecei a assistir a 1ª temporada, mas não me cativou muito nao. ER eu tenho preguiça de ver (15 temporadas não é pouca coisa, né, hahahaha), Private Practice eu até assisti uns 3 episodios mas tbm não me convenceu… O Dr. Hollywood é brasileiro? Tipo, a série é americana, mas às vezes ele fala em portugues! hahahaha..

    ótimo post ;]

  4. Adorei a lista Lívia!!!

    Cara esse Dr. 90210 é muito tosco!!! hahahhahah As roupas dele ninguém merece!!! hehehe

    Séries médicas são ótimas! Eu vivo me diagnosticando de acordo com o que eu "aprendi" com os seriados! rs

  5. Danielle Toon disse:

    "Mulher" eu lembro de ter assistido, mas não me marcou, pois não lembro se era boa…

    Dessas eu só segui "E.R.". Mas adoro séries médicas, preciso começar outra!

  6. TATIANA disse:

    Ahhhhh,adorava Mulher!O elenco,a abertura,as histórias,tudo…

  7. TATIANA disse:

    Me esqueci:por falar em séries médicas,essa tal Royal Pains é boa?Alguém já viu?

  8. Patrícia disse:

    De todas Gray´s e House são as melhores…House não sei pq, com aquele humor terrível encanta…vai entender né?!

  9. joão disse:

    ola,onde eu posso encontrar as series acima?

  10. adoro series medicas asisto house apesar de não esta gostando muit6o dessa temporada, greys tambem éotima dr holly tambem mais tenho saudades da serie mulher era otima mesmo alem de ser brasileira.

    • Stela, House deu uma decaída nessa ultima temporada, mas o final dela melhorou um pouco né? Greys tb está mto boa, depois de uma quarta temporada fraca.

      Obrigada pelo comentário! Um abraço

  11. Luciana Docíl disse:

    Muito bom. Só faltou indicar os horários e a emissora. Destes citados acompanho Dr. House e Grey's. POis gostaria de assistir os outros. Fico encantada com estes tipos de programas pois acabo aprendendo um pouco da ciencia

    • Luciana, muitas dessas séries não estão sendo exibidas no Brasil, ou nem exibidas. Mas fica a dica de outras séries para você conhecer! Obrigado pelo comentário!

      Abraços

  12. Giovanna disse:

    Poxa, House é tudo de bom. Adorei o comentário que fez sobre a série. Merecido. Queria muito ter um médico assim. Rs

  13. Olá…

    Sou médica e adoro séries médicas… principalmente ER, Grey's Anatomy e House !!!

    Mulher foi mto bom…

    Só que tenho que confessar que House é super fantasioso…

    E sempre são as exceções… o rodapé do livro !!!

    Beijos

    • Lara, House é mesmo fantasioso, até por que se fosse tão verdadeiro a gente ia sair gritando por ai!! hehehehe

      E pode deixar que a gente não se auto diagnostica ok? muito obrigada pelo comentário!

      um abraço!

  14. Ah, parem de se auto diagnosticar…

  15. Samuell Aquino disse:

    Nip/tuck ruleia, a única série médica que vejo! E que por algum momento foi a melhor…

  16. ADOREI! Essa lista foi mais ou menos né..A 1ª é do fundo do baú e essa "Mulher"..Abafa.Mas enfim,amo todas as outras séries,e é até engraçado,pois já vi todas essas séries (menos a 1ª e a "Mulher").São todas mui boas! Hoje enfim,só assisto Grey´s Anatomy,Dr.House e Dr.Hollywood.

    Beijos à todos!

  17. Thiago disse:

    Livia, excelente essa sua lista. Nunca ouvi falar dessa primeira, deve ser pelo fato de ela ser mais velha que eu. Já DR. 90210!!! Que horror, aquilo parece um reality show de comédia com um cirurgião brasileiro brega que ficou rico(olhando assim parece ser bom mesmo), ninguêm merece. Nunca tive paciencia de ver um episódio inteiro de Greys, sei que é uma série ótima, mas simplesmente nunca parei pra ver. E.R., excelente série, a única que conseguiu durar 15 temporadas sem perder o fôlego, inovando sempre. House é simplesmente ótimo, não tem série médica melhor atualmente. Mulher, lembro de ter visto um episódio, mas tinha 10 anos de idade, não sabia nem o que era série. Nip Tuck concerteza é uma excelente série, mas decaiu muito ao longo das temporadas, não demora muito pra acabar. Nurse Jackie, desculpa mas nunca vi, pelo que você falou parece muito boa, quero ver!!! Private Practice, uma das melhores desse ano, inteligente, sagaz, tudo de bom. Scrubs sempre é bom, nunca canso de rir desses "médicos" atrapalhões.

    Acho que faltou umas opções na sua lista, principalmente jovens como 90210 ou Gossip Girl, ou a até a antiga mas excelente The OC.

    Parabéns pela excelente matéria.

    • Thiago essa lista era só sobre séries médicas, por isso as séries que vc citou como Gossip Girl não entraram, mas logo logo a gente prepara uma outra lista com essas séries! Value mesmo pelo comentário!

      Um abraço!

      • Thiago disse:

        Pois é Livia, foi o que eu comentei aqui em baixo. Mas adorei a sua lista e não tiraria nenhuma série se fosse pra fazer a minha. Abraço.

  18. Thiago disse:

    Talves em uma lista que entre outros tipos de série além das médicas, estou esperando hein!!!

  19. nadir disse:

    eu acho massa o dr mouse sem palavras muito bommmmmmmmmmmmmmm

  20. Juliana disse:

    A melhor série com certeza é House M.D.

    As ironias dele são demais, sem contar o incrível raciocínio lógico.

    Sou mto fã dessa série maravilhosa.

  21. Rosangela disse:

    ok. Mas, em quais canais elas são apresentadas?

  22. Natalia disse:

    Meu Deus, melhor que House não tem é simplesmente perfeito…

    ele é muito f….

  23. Cristiane disse:

    Faltou Chicago Hope, a melhor de todas as séries médicas!!

  24. Jamilly disse:

    ai, AMO House, não perco nenhum capítulo. O primeiro veio do Túnel do Tempo, hein, cacilda! o_o
    eu assistia Dr. Hollywood às vezes, e aquele negócio me impressionava. Não sei se era a roupa cafona dele ou as operações :x

  25. Kátia Cilene disse:

    Só faltou o Plantão Médico, a série brasileira Mulher realmente era muito boa, a minha favorita é Grey's.

    Abraços

  26. Ricardo disse:

    ATO FALHO: não prestei atenção que todas as séries são médicos e hospitais. rs. Mas Breaking Bad não foge totalmente ao tema, a história do protagonista começa ao ser diagnosticado com câncer. Desculpem o ato falho.

  27. amo o Dr.Ray e todo o elenco de junta médica. é perfeito…

  28. Rebeca disse:

    Amo a maioria, mas alguém acredita que só recentemente comecei a assistir HOUSE? Sorte que o UC reprisa desde o 1º episódio, de terça a sexta às 6hrs da matina, não perco mais.

    ER sempre foi minha preferida; perdi interesse por Grey's desde a quarta temporada, e curto demais Scrubs e Private Practice (aquele Pete, ai meu Deus!!!)

    • Rebeca, se eu fosse vc voltava a assistir Greys.

      A 5ª temporada foi EXCELENTE, tão boa quanto a primeira e a segunda.

      Vale a pena!

      • wissam disse:

        oi leandro tudo bem vc sabe onde posso baixar a quinta temporada to assistindo na sony e to louco pra saber os finais agora e realmente ta exelente a quinta temporada

        • Kátia Cilene disse:

          Eu assito no Terra – terra tv, porém os episódios ficam somente uma semana, não sei se tem outro meio de vinculação, essa temporada realmente está ótima.

        • Wissan, em torret tem todas as temporadas!

          Um abraço!

    • Rebeca,a quinta temporada de greys deu um salto de qualidade, confere meus reviews aqui no natv vc vai se animar juro! Valeu por comentar! um abraço!

  29. Luciane disse:

    Faltou Plantão Médico que eu acho a melhor de todas as séries médicas.

  30. marcia helsinger disse:

    Onde passam essas séries?

  31. Daniella Camargo disse:

    Gente! Faltou o "Plantão Médico"! Série muito boa tambem, além das citadas. Adoro Gray's Anatomy ;)

  32. Mariane disse:

    Que lista!!! Fantástica! Parabéns!

    Bom, eu gosto demais de House. Ele é perfeito! Amo aquele jeito mal humorado! Grey's Anatomy voltou a ser legal, porque a última temporada foi horrível, tanto que nem acompanhei toda! Private Practice pra mim está arrebentando. Gosto muito da Adisson!

    E.R. também é muito bacana! Agora, Nip/Tuck acho meio chatinho, não me agrada muito!

    E que boa lembrança: Mulher, a série era ótima! Pena que não prosseguiram com ela!

    Agora, a primeira eu nunca vi mais gorda! É bem "veinha", né?

  33. Mariane disse:

    Ah, e ia me esquecendo de comentar! Dr Hollywood: o programa, no todo, é bom! Mas o Dr Rey é muito barango e também veicula aquela imagem estereotipada de "Jungle Boy" como se ele tivesse nascido no meio da selva Amazônica. Não gosto muito dele, prefiro quando mostram os outros médicos.

  34. Wanderson disse:

    Achei e lista de um excelente bom gosto…. sem falar nos comentários, que deixam aqueles que não conhecem essas maravilhosas séries, com aquela curiosidade em assiti-las….

    Para mim, apenas faltou uma série que era exibida aquí nos anos 90, e eu particularmente achava muito boa… "Chicago Hope".. alguem tem algo a comentar sobre ela?

  35. Rcobo disse:

    Muito boa a lista, só senti falta de um seriado que passava na A&E chamado Strong Medicine. Este seriado era muito bom!

  36. alcides g. lima disse:

    Lívia, que interessante esta lista, os diferentes e intrigantes comentários dos amantes do tema.
    Também te parabenizo pelo empenho e facilidade de interagir com as pessoas.
    bjs.
    Al

  37. Fernando B. disse:

    Realmente faltou o CHICAGO HOPE!

    Esta serie quase ninguem se lembra mas qm sabe sabe que faz falta!

    E o pior q nao existe pra baixar, nao q seja dubaldo ou legendado!

    Uma pena pois é um belissimo trabalho do David E. Kelly

  38. continuo com tedio

Trackbacks

  1. [...] Lívia deu o pontapé inicial e fez um post excelente sobre 10 séries médicas que marcaram época e que merecem ser vistas e revistas pelos amantes de seriados. E como nessa [...]

Seu Comentário

*