10 Desenhos que Entraram para a História

   

blog1 10 Desenhos que Entraram para a História

O desenho animado é parte intrínseca da formação do ser humano. Nós fortificamos conceitos como certo e errado, amizade, amor, companheirismo, etc… acompanhando, ainda na infância séries em animação. E conforme crescemos, descobrimos que existem outras séries animadas que ainda falam conosco e nos mostram verdades que não veríamos em nenhum outro lugar. Seja através da ingenuidade absurda de Homer Simpson ou da eterna busca por conhecimento de Tintim.

Independente de gosto ou de idade, todos fomos marcados por alguma animação em determinado momento de nossas vidas e mais do que isso, várias dessas séries animadas marcaram a história da TV ao longo das últimas décadas. É sobre essas séries que vou comentar.

desenho001 10 Desenhos que Entraram para a História

O Gato Félix foi criado na época dos filmes mudos e era a estrela de uma série para o cinema e tirinhas de jornal. Seu corpo preto, olhos brancos e sorriso largo o tornaram um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos. Nos desenhos animados ele vivia fugindo do seu arquiinimigo, o Professor, que queria roubar sua bolsa mágica e no meio do caminho acabava se metendo em muitas confusões com seu amigo super inteligente, Poindexter.

Por quê entrou para a história?

O Gato Félix, além de ser um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos e estampar uma infinidade de produtos até os dias de hoje, desde lancheiras até adesivos para caminhão, foi a primeira série animada exibida na televisão no longinquo ano de 1930. Ressurgindo mais tarde com uma série de muito sucesso em 1954 e participações em outras mídias, como no filme “Uma Cilada para Roger Rabbit”.

desenho006 10 Desenhos que Entraram para a História

A família moderna da idade da pedra foi criada pela Hanna-Barbera na década de 60 e inicialmente era conhecida como The Flagstones. A série, que durou seis temporadas e um total de 166 episódios, era uma comédia de situação clássica que acompanhava a vida cotidiana do operário Fred Flintstone, sua família e seus vizinhos. A maioria dos episódios continham histórias fechadas, porém a partir da terceira temporada da série foram criados arcos de múltiplos episódios, sendo o mais importante de todos aquele que trata do nascimento da filha dos Flintstones, Pedrita.

Por quê entrou para a história?

Os Flintstones foi a primeira série animada a ser exibida no prime-time americano, alcançando uma média de 24 milhões de espectadores nas noites de sexta. Além disso, a série foi a primeira a exibir um casal dormindo na mesma cama e a utilizar as risadas em off, tão comuns nas sitcoms hoje em dia. Como se fosse pouco, Os Flintstones ainda geraram nada menos do que 11 spin-offs e mais de uma dezena de especiais para a TV.

desenho008 10 Desenhos que Entraram para a História

Também criado pela Hanna-Barbera, o pré-adolescente Jonny Quest era um jovem normal vivendo situações anormais ao lado do seu pai, Dr. Benton Quest, do ex-militar Race Bannon, do seu irmão adotivo Hadji e do bulldog Bandit. Inspirado nas histórias de aventura das décadas de 30 e 40 a cada semana o grupo estava em um lugar diferente do planeta, ora enfrentando múmias vingativas ou rôbos espiões, ora frustrando os planos do terrível Dr. Zin, um cientista brilhante que sempre tenta roubar as invenções do Dr. Benton.

Por quê entrou para a história?

Apesar da curta duração (foram produzidos apensa 39 episódios em um intervalo de mais de 20 anos), Jonny Quest é até hoje uma das animações mais reprisadas da história da televisão. Entre o fim da primeira temporada e o começo da segunda, foram nada menos que vinte e um anos de reprises. Além disso, a série foi a primeira animação “adulta” da Hanna-Barbera e serviu como teste para os desenhos seguintes, entre eles Os Herculóides e Space Ghost que buscavam histórias mais sérias e técnicas de animação mais avançadas do que as utilizadas até o momento.

desenho009 10 Desenhos que Entraram para a História

Baseado nos heróis clássicos da DC Comics, os Superamigos (também produzido pela Hanna-Barbera) tiveram cerca de 109 episódios distribuídos em 13 temporadas exibidas entre as décadas de 70 e 80. Com histórias simples e infantis, a série foi criada como um caça-níquel em uma época em que os super-heróis na TV estavam em alta com a exibição da série O Homem de Seis Milhões de Dólares e era exibida aos sábados pela manhã no canal ABC.

Por quê entrou para a história?

Durante os 13 anos em que foi produzida a série sofreu diversas alterações para se adequar ao gosto do público consumidor, tendo sido cancelada e re-aprovada diversas vezes ao longo dos anos. O nome da série mudava constantemente e também o seu elenco. A troca de elenco fixo pode ser algo normal hoje em dia, porém para um desenho animado na década de 70 era algo bem inovador. Além das mudanças constantes, as alterações drásticas nos personagens originais dos quadrinhos também chamaram muita atenção da mídia na época que considerava as alterações uma demonstração clara da censura que existente no país.

desenho004 10 Desenhos que Entraram para a História

Os Smurfs foram criados pelo belga Peyo em 1958 e até a década de 70, quando viraram febre de merchandising, eram conhecidos apenas como os personagens de uma revista em quadrinhos chamados “Les Schtroumpfs”. Na década de 80, a Hanna-Barbera mais uma vez inovou transformando as HQ’s em um desenho animado para as manhãs de sábado da NBC. Criado para servir de exemplo para um público muito jovem, os Smurfs sempre tratavam da importância em ajudar o próximo, de não diferenciar as pessoas devido a deficiências e da sinceridade.

Por quê entrou para a história?

Além de ter se tornado febre nos anos 80 gerando os mais diversos produtos, como bonecos, canecas, figurinhas, parques temáticos, apresentações de patinação do gelo… a série recebeu 3 Prêmios Emmy e outras 5 indicações para Melhor Série Infantil. E para quem pensa que a febre Smurfs acabou, saiba que está sendo preparado um longa-metragem em animação computadorizada 3D com os personagens.

desenho007 10 Desenhos que Entraram para a História

Inspirada no clássico personagem de Carl Banks, o Tio Patinhas, Ducktales mostra a mudança drástica na vida do pato mais rico do mundo quando o seu sobrino Donald decide se alistar na marinha e deixa seus três sobrinhos aos seus cuidados. Durante três temporadas, eles viveram as mais fantásticas aventuras sempre protegendo ou aumentando a fortuna do Patinhas. Além dos cinco patos principais, a série apresentou personagens clássicos das aventuras em Patópolis como os Irmãos Metralha, o Professor Pardal e o Capitão Bóing.

Por quê entrou para a história?

Primeiro investimento em animação de alta qualidade para TV feita pela Disney, Ducktales é até hoje a série de maior duração dos estúdios do Mickey contando com 100 episódios e dois spin-offs (Darkwing Duck e TV Quack Quack, ambos exibidos pelo SBT no extinto TV Cruj). Devido o imenso sucesso da série e dos produtos baseados nela, a Disney aprovou outros desenhos como Tico e Teco e os Defensores da Lei e Esquadrilha Parafuso fortalecendo ainda mais seu estúdio de animação e abrindo caminho para todas as séries baseadas em seus personagens que conhecemos hoje.

desenho002 10 Desenhos que Entraram para a História

Criado por Matt Groening em 1987 como uma série de curtas para o programa The Tracey Ullman Show, Os Simpsons rapidamente ganharam seu próprio programa e alcançaram o sucesso que nenhuma outra série animada jamais alcançou. Amada por uns e odiada por outros, Os Simpsons mostra o dia a dia de uma família normal de uma cidade normal dos Estados Unidos, tudo pateticamente simples e politicamente mordaz. Tudo já foi criticado pela série, desde a vida das celebridades até a política mundial, passando por exportação de animais silvestres e escravidão infantil.

Por quê entrou para a história?

Atualmente a série está empatada com Gunsmoke como a série de ficção a mais tempo no ar durante o prime-time, já renovada para mais duas temporadas e sem previsão de queda de audiência é certeza que Os Simpsons vão se tornar a série a mais tempo no ar muito em breve. E eu não falo só de animação, esse recorde engloba todo o tipo de séries. Além do recorde, Os Simpsons já foi responsável por escândalos mundiais, com direito a presidente da república reclamando e proibindo a exibição de episódios. Isso não é para qualquer um.

desenho005 10 Desenhos que Entraram para a História

Segunda série animada baseada no clássico personagem de Hergé, As Aventuras de Tintin estreou na TV em 1991 e é a melhor adaptação da obra original já feita. Reproduzindo fielmente quase todos os 24 livros lançados, a série acompanha as aventuras do jovem repórter belga Tintin que está sempre em busca de novas histórias e experiências. Em 39 episódios podemos ver entre outras coisas, como ele consegue encontrar o galeão naufragado conhecido como Licorne e como foi sua viagem até a lua.

Por quê entrou para a história?

Além de manter vivo o personagem, a série foi uma das primeiras a utilizar (em 1989) animação computadorizada 3D em sua produção. Com uma animação tecnicamente invejada até hoje a série primou pela qualidade tanto de roteiros quanto visual, gerando um dos melhores desenhos de todos os tempos. Exibido em mais de cinquenta países até os dias atuais, o interesse pela série só aumentou desde que foi anunciada a versão cinematográfica dirigida por Steven Spielberg e produzida por Peter Jackson.

desenho010 10 Desenhos que Entraram para a História

Proteger um mundo que os teme e odeia não era um lema muito conhecido do público até 1993, ano em que estreou X-Men: The Animated Series nas manhãs da FOX norte-americana. Tendo como principais integrantes da equipe os mutantes Fera, Tempestade, Vampira, Jean Grey, Ciclope, Gambit, Jubileu, Wolverine e Professor X a série seguia de perto a cronologia dos quadrinhos e durante cinco tempestade teve a participação de dezenas de personagens dos quadrinhos, além de adaptar histórias clássicas como a Saga da Fênix Negra e Dias de um Futuro Esquecido.

Por quê entrou para a história?

X-Men estreou no mesmo ano do aclamado Batman: The Animated Series e mesmo perdendo em quantidade de episódios, sua audiência e fidelidade com a obra original a tornaram muito mais relevante do que a criação de Paul Dini. Durante as cinco temporadas do desenho, sua audiência fez com que fossem exibidos episódios especiais nas tardes de sábado e também a fidelidade dos roteiros a tornou um ícone para todos os fãs de histórias em quadrinhos ao redor do mundo. Após o sucesso dos filmes mutantes a série voltou a ser reprisada e conseguiu superar a audiência do novo desenho, Wolverine e os X-Men.

desenho003 10 Desenhos que Entraram para a História

Adaptação televisiva do game da Nintendo que já vendeu no mundo todo mais de 146 milhões de cópias, Pokémon não é somente uma série para a TV e sim uma das franquias mais lucrativas já existentes. A história original segue os passos do jovem Ash Ketchum em sua busca para se tornar o maior treinador de pokemons do mundo e para atingir seu objetivo ele conta com seu leal Pikachu, um dos monstrinhos de bolso que ele carrega consigo. Muito mudou ao longo dos mais de 600 episódios da série que atualmente exibe sua 12ª temporada sem sinais de cansaço.

Por quê entrou para a história?

Pokémon foi o responsável pela invasão mundial dos animes e mangás, precisa de mais? É uma das mais lucrativas franquias da Nintendo, vendendo milhões de dólares anuais em jogos e produtos derivados, quer mais? Logo em sua primeira temporada causou polêmica por, teoricamente, causar convulsões em telespectadores por causa das imagens frenéticas de batalha. E só para completar, gerou e ainda gera diversos filmes para cinema e não tem previsão de término.

É por essas e outras que sempre que alguém vem me dizer que desenho é coisa de criança, eu começo a falar sem parar até a pessoa sem noção engolir as palavras. Séries animadas são tão boas e tão relevantes como qualquer outra produção televisiva. Acredito inclusive que mesmo muito tempo depois das pessoas pararem de falar sobre Lost elas ainda falem sobre O Gato Félix, por exemplo. Tenho certeza que quando meu sobrinho crescer vou querer que ele assista Ducktales e se divirta como eu me diverti quando era mais novo.

Desenhos animados são imortais, atemporais e vão continuar fazendo história por muito e muito tempo.

   

Sobre Michael Oliveira

Michael, 25 anos, estudante de cinema, santista, viciado em séries, ator, produtor, baladeiro, sarcástico… e por aí vai. Um rapaz complexo. Acompanhe seu twitter: @___mikes

Comentários

  1. Bruno disse:

    "Pokémon foi o responsável pela invasão mundial dos animes e mangás, precisa de mais?"

    Claro que não! Antes dele, tivemos outros, como Dragon Ball Z e, claro, Cavaleiros do Zodíaco.

    • Michael Oliveira disse:

      tanto Dragon Ball quanto Cavaleiros foram sucesso apenas em alguns mercados, mas mesmo assim não chegaram nem perto (em sucesso comercial) do que Pokemon

      não falo de preferências, mesmo pq o único desenho japonês que gostei foi Death Note, mas sucesso comercial e importância para o mercado, infelizmente tem pouco a ver com qualidade

      • emanuel disse:

        Cavaleiro dos zodiacos sucesso so em alguns mercados ? Ta doido meu filho em que planeta vc vive? Que pokemom fez muito sucesso com pivetada e verdade ..mas de anime todos tem q aplaudir de pé os CDZ q tem origem em 1987..antes de falar algo pesquisa bem ta! Seria a mesma coisa vvc falar de comediA e deixar o chaves de fora! Pirou compadre!

  2. carlos antonio disse:

    na minha opinião eu acho que esse desenhos deveria volta as telinhas da tv pois são uns desenhos muito bom todos são de quando eu era mais jovem

    • Michael Oliveira disse:

      certeza que sim, vira e mexe algum canal exibe alguns, mas raramente são aqueles que todos queremos assistir!

  3. Roberto disse:

    A té achei o artigo legal, mas acho q mas achei o muito focado às produções americanas! E esse tintin, um desenho no qual quase ninguém sabe q existe entrar nesse ranking é forçassão de barra! E o onde foi parar cavaleiros do zodíaco?!!! O desenho japonês q virou febre mundial na década d 90 e q até hj é lembrado por quem era criança e adolescente nessa época. Fala sério!!!!!

    • Michael Oliveira disse:

      Tintin é uma co-produção franco-canadense, muito boa por sinal

      e o cavaleiros foi febre no Brasil na década de 90, só foi estrear nos EUA e na maioria dos países de língua ingles muuuuuuito depois

  4. Vinicius disse:

    Não vi Dragon ball na lista..

    com ctza um dos maiores nomes.

  5. Reginaldo Alves de m disse:

    muito louco estes desenhos animados.

  6. Sandro Serra disse:

    Que pena que a lista foi só de dez…. Existem pelo menos outros dez que não poderiam ficar de fora, tais como: A Pantera Cor de Rosa, A Corrida Maluca, Os Herculoides, O Pica-Pau, Capitão Caverna, Papa-Léguas, Os Jetsons, Lula-Lelé… são tantos.

    • Michael Oliveira disse:

      infelizmente em listas ficam muitos outros de fora, eu particularmente colocaria "O Fantástico Mundo de Boby" e "Tiny-Toons" que marcaram muito o começo do século

      é uma pena que só cabiam 10

  7. miss chanel disse:

    carararaa amei a reportagem eu sou viciada em desenho animado.

  8. Estes desenhos são bem nostalgicos, marcaram minha infancia e adolescencia, posso destacar os comandos em ação foi um bom desenho também… e bom rever e relembrar… gostei do post….

  9. ralydson disse:

    muito bom

  10. Ainda acho que faltaram pérolas como Doug Funny, O Fantástico MUndo de Bobby e Punky, a levada da breca!

    Mas adorei relembrar meus tempos de criança!

    • Michael Oliveira disse:

      nooooooossa

      eu era viciado em Doug! tanto a primeira versão, quanto a versão da Disney

      realmente é uma ótima opção de desenho

  11. Raphael disse:

    Cadê "Pica Pau"; " Popeye"; " Os Jetsons"; "Tom e Jerry" e " Pernalonga"?

    A lista é muito boa, Parabéns, mas acho que estes desenhos são bem melhores e muito mais historicos do que "Pokemon"!

    • Michael Oliveira disse:

      "Pica Pau", "Popeye" e "Pernalonga" são mais ou menos da época de O Gato Félix

      e como o gato veio primeiro entrou na lista, mas é inegável a importância deles.

      o mesmo acontece com os outros.

      infelizmente muita coisa boa fica de fora, mas eu tentei deixar a lista o mais abrangente possível

  12. Rodrigo disse:

    Super bacana tal matéria; nostalgia pura!!!

  13. André Fakuri disse:

    Pô cara. Faltou os Cavaleiros do Zodíaco. Esta sim foi uma série, a primeira série de animes japoneses que fez sucesso em todo o mundo. Quem não se lembra na primeira febre mundial dos bonecos dos cavaleiros. Não tinha um garoto que não tinha ao menos um cavaleiro. Sem falar que após o sucesso dos Cavaleiros vieram outras séries com temática parecida como o Shurato e os Samurais Warrior.

    • Michael Oliveira disse:

      realmente Cavaleiros foi uma febre no Japão e no Brasil, mas só começou a realmente "pegar" no resto do mundo muito depois…

      mas é inegavel a importância deles.

  14. Jonatan Martins disse:

    Ficou de fora uma febre dos animes, que foi "Os Cavaleiros do Zodiáco", no Brasil essa série foi o que popularizou o estilo anime dos mangas.

    Deixa pra próxima….

  15. Cristian disse:

    Cade a Caverna do Dragão???????

    • Michael Oliveira disse:

      clássico com certeza, mas em termos de relevância

      ela segue todos os padrões dos anos 80, acredito inclusive que o tornou ela em clássico foi o cancelamento sem o final

  16. Roberta Kelly disse:

    E os Cavaleiros do Zoodíaco?

  17. Fred Teixeira disse:

    Tenho 18 anos e peguei o período de trasição dos "Desenhos Animados" para os "Animes Japoneses"… Curto os dois… e recentemente estava procurando alguns dos desenhos que assistia quando era garoto… quando a nostalgia bate dá vontade de voltar no tempo.

    - Cavaleiros do zodíaco

    - Shurato

    - Yu Yu Hakusho

    - Nossa turma

    - Punk, A levada da breca

    - O fantástico mundo de bobby

    - Cavalo de fogo

    … e muitos outros…

    Saudadess…!!!

    • Michael Oliveira disse:

      "nossa turma" era fantástico

      confesso que não sou um grande fã de animes, mas me divertia demais com todos os outros

  18. Muito bom, os desenhos realmente são imortais. Acabei de fazer uma viagem pela infância agora rs. Preciso rever muita coisa agora que cresci. Muito bom o Post.

    Abraço Michael e abraço equipe NaTV.

    Só uma coisa, na parte do X-MEN não seria temporadas ao invés de tempestade? "durante cinco tempestade teve a participação de dezenas (…)"

    Vlw.

  19. Ana Carolina disse:

    Concordo com vc… desenhos animados são atemporais…

    Curto muito até hoje e alguns mais antigos coloco minha enteada para assistir e aprender … Agora acho q ficou faltando Cavaleiros do ZOdíaco, não? E Caverna do Dragão?

  20. fabio disse:

    caa os cavaleiros do zodiaco são bem mais importantes que pokemon, vc atribui que pokemon foi responsavel pelo sucesso dos mangas e animaçõesm mas veio dps.

    • Michael Oliveira disse:

      Pokémon foi criado bem depois mesmo

      mas nos EUA que é um dos principais mercados do mundo, os Cavaleiros só estrearam em 2003 e ficou beeem longe de ser a febre comercial que ainda é Pokémon

      por isso escolhi um ao invés do outro

  21. Luiz C.S disse:

    Até que enfim, um post que traduz o meu fascinio por animações. Sou criticado demais por que gosto de ver desenhos. Pra vc ter ideia eu sou um caçador de desenhos classico, fico na net zapeando procurando varios classicos que infelizmente não passam mais na TV aberta. Infelizmente a qualidade das animações caiu muito. Tem muitos desenhos imbecis hj. É uma pena…Aprendi muita coisa vendo eles. Quem não lembra dos desenhos do He-mam que sempre tinha uma lição no final? Ai, bons tempos que só resgato quando posso assistir. Um dos desenhos que marcou a minha infancia foi Thundercats, seguido pelo He-man…Mas isso já é um cliche oitentista, mas…encerrando, valew pelo post e continue a escrever assim. Abraços!!!

  22. Samuel disse:

    REALMENTE UMA EXCELENTE RELAÇÃO DE DESENHOS, DUCKTALES E AS AVENTURAS DE TIN-TIN SÃO OS MELHORES, MAS OS OUTROS TAMBÉM MENCIONADOS SÃO EXCELENTES, AS TVS ABERTAS DEVERIAM REPRISAR ESSES DESENHOS MARAVILHOSOS PARA QUE OS JOVENS DE HOJE POSSAM CONHECER O QUE É UM DESENHO BOM DE VERDADE, ABRAÇOS A TODOS!!!

    • Michael Oliveira disse:

      faz tempo que não tenho TV, mas a Cultura vira e mexe reprisa Tintin, não é?

      eu acho… vou pesquisar!

  23. Fabio disse:

    Muito bacana esse posto. Deu pra lembrar bos momentos – não somente da infancia. Tem que ser muito ranzinza e sem noção pra não reconhecer a importancia e influencia das animações na cultura contemporanea.

  24. Chelsea disse:

    Nossa, clássicos, tem uns que eu nem gosto mas tenho que reconhecer que sao clássicos. Mas o X Men falou mais alto no meu coracao. Acho que, ao lado de A Caverna do Dragao sao meus desenhos dos EUA favoritos. Amo esses dois!

    • Michael Oliveira disse:

      Eu só descobri X-Men recentemente enquanto pesquisava para esse post

      mas realmente é um excelente desenho, aquele episódio final é fantástico!

  25. Carlos Viníci disse:

    No lugar de Pokemon, ou como acréscimo, poderiam ter colocado Cavaleiros do Zodíaco.

    Já q, se não me engano, CDZ foi o anime que abriu as portas do ocidente para as outras animações, como a citada Pokemon, q particularmente nunca prestei atenção.

    Pelo menos no Brasil, a partir de 94, CDZ virou febre e até hoje está sendo produzido mangás (3) e uma animação de uma dessas histórias.

    CDZ 4ever!

  26. claudia disse:

    Estes, são os mais recentes, mas não esqueça que tivemos os precursores, antes de Pokemon, tivemos o Spectromem(japones) e outros discípulos em diversos seriados do gênero, aqui no Brasil, tivesmos alguns seriados lindos, como vila Sésamo, Capitão Asa, Capitã Furacão, entre outros que para época tb eram muitos bons, os Tanderbirds aqueles bonequinhos que viamos a linha de manipulação tb era muito legal, Batman e Robim seriado que era impagável com seus pow…. bang… etc. e sem esquecer da primeira versão do Sítio do Pícapau Amarelo….. Segue ai uma sugestão para que seja pesquisado tb e que seja dada a importância que estes seriados mercem…

    • Michael Oliveira disse:

      ótimas sugestões mesmo

      me deu até uma outra idéia

      seriados infantis que valem a pena lembrar

      que acha?

  27. Raposa disse:

    Gostei do post,também sou apaixonada por animação.

    Na minha lista de desenhos que entraram para a história,além de Os Simpsons e Pokémon,eu incluiria outros clássicos Hanna-Barbera além de Os Flintstones,Scooby-Doo seria um deles,mas vc também escolheu ótimos desenhos.Imagino que tenha sido bem difícil fazer essa lista =)

  28. Alécio disse:

    Muito boa a lista mas eu achei uma injustiça esquecer o pica pau e os loney tunes (pernalonga e cia), pra mim eles poderiam entrar no lugar do super amigos e as aventuras de tin tin, que na minha opinião esses dois eram muito repetitivos e mornos, já o pica pau e a turma do pernalonga pra mim são os clássicos dos classicos se falando em desenho animado, "não é velhinho" hehehe heee he hehehe heee he hehehehehehehehe :)

    • Michael Oliveira disse:

      mas eu não esqueci!!!

      é q tanto o pica-pau quanto os looney tunes são da mesma época q o gato félix e na balança acabou ganhando quem veio primeiro

      ms concordo com vc q os dois são mto clássicos!

  29. vscosta disse:

    Bacana! Mas que tal incluir Cavaleiros do Zodíaco, Caverna do Dragão, Cavalo de Fogo e Ursinhos Carinhosos.

  30. Wladimir disse:

    Faltou o He-man nesta lista.

    É impossível falar em anos 80, (não só desenho animado mas anos 80 em geral), sem falar em He-man.

    Por quê entrou pra história?

    Foi a primeira série a ser distribuida pelos Sindicates (as mesmas distribuidoras de tiras de jornal).

    A série teve 132 episódios produzidos em tempo recorde de duas temporadas, o que acabava com o problema das repetições.

    Sem falar que a série primava em transmitir os valores citados acima… certo e errado, amizade, amor, companheirismo, etc.

    obs: não me lembro de ter visto o Gato Felix no filme do Roger Rabbit

    • Michael Oliveira disse:

      sinceramente? eu tb não!

      já reservei o filme na locadora para este fim de semana só para procura-lo!

  31. Aurora disse:

    Concordo, plenamente! Minha infância não seria a mesma se eu não tivesse assistido Ducktales, além de outros clássicos como O Fantástico Mundo de Bobby, Cãezinhos do Canil, Ursinhos Carinhosos e, principalmente, Capitão Planeta. Este é tão bom que o canal Futura está reprisando os episódios, afinal de contas o desenho fala sobre todos os danos ao meio ambiente, até sobre aquecimento global. Adorei esse post! Fiquei sabendo mais sobre os desenhos que marcaram minha infância!

  32. edson souza silva disse:

    Achei muito legal, eu gotaria se me pudesse mardar :

    – Fotos e comentarios de Objetos e outros dos anos 70,80 e 90´s, estou para fazer a minha festa, em maio 2010.

    Grato.

    Dj KUKY.

  33. Márcia de Lim disse:

    Bom Dia..

    Parabéns pela matéria. Achei o máximo a informação do porque da criação e porque entraram para a história. Só gostaria que falasse um pouco também sobre o clássico Tom e Jerry, o qual na minha opinião, deveria estar na lista, substituindo o Pokémon, pois acho que tem maior significado.

    Um abração e mais uma vez, parabéns..

  34. bom, todos eu conheço, a maioria eu gosto, cheguei a acompanhar alguns, porem voce se esqueceu de um, talvez dois, que talvez sejam mais importantes que quaisquer outros que voce citou, esqueceu de Dragon Ball Z e de Cavaleiros do Zodiaco, pois nenhum otro desenho animado, ou anime, foi tao e por tanto tempo, mais assistido que os dois,DBZ durou ate depois da morte do Crador da historia, fez tanto sucesso, que os fans chegaram a criar uma nova "saga" pois o vicio era grande demais.

  35. Luciana disse:

    Gostei da lista, apesar de odiar alguns deles, como Pokemon….rs

    mas devo admitir que foi uma febre mesmo..

    Cadê o pica-pau? Listas sempre são polêmicas…

    • Michael Oliveira disse:

      confesso que alguns membros da lista não me agradam mto, mas se eu só colocasse minha preferência ai sim seria polêmico!!!

  36. Alvaro Borges disse:

    Não acreditou que vi Pokémon nessa lista e não vi Cavaleiros do Zodíaco…

  37. Poww …

    ta faltando dragon ball

  38. Márcio Silvei disse:

    Como dizem … concordo em gênero, número e grau !!!

    O Desenho Animado, quer queira ou não, faz parte da formação da criança. Ajuda no desenvolvimento e até mesmo na definição de seu caráter.

    Claro que cabe aos pais avaliar e censurar qual desenho a criança deve assistir, conforme sua idade, visto que hoje existem muitos desenhos violentos.

    Hoje, já com 34 anos, não esqueço de meus desenhos favoritos. Com certeza, vou procurar assistir todos novamente quando minha filhinha de 5 meses tiver idade para tal. Espero que ela curta tanto quanto eu curtia.

    Michael, você foi bem seletivo na lista dos desenhos. Com certeza a quantidade é bem grande para tentar resumir. Só de pensar no que a Hanna Barbera produziu encheria umas 10 páginas… :)

    Parabéns !!!

    Abraços.

    • Michael Oliveira disse:

      desde que li seu comentário estou pensando nessa lista

      acho que se tudo der certo ela está no ar até o fim do mês!

  39. Claudemyr (Leopoldin disse:

    Esqueceram de Speed Racer!

    Por quê entrou para a história?

    Resp.: Simplesmente, porque era o melhor desenho que já existiu…

  40. Marco Aurélio disse:

    Legal essa lista, no entanto é importante observar que na animação, Os Flinstones, o casal Fred e Wilma, dormiam em camas separadas e não como foi anotado no texto acima.

    Um abraço, Marco

  41. ELAINE disse:

    Nossa, adorei esse post! Maravilhoso!

    Concordo 100% com TUDO, principalmente o último parágrafo.

    Amo desenhos, curto com meu filho e sou a primeira a incentivá-lo a assistir.

    Ainda sou apaixonada pelo Johnny Quest, Herculoides, Space Gost , Corrida Maluca, Speed Racer e tantos outros.

    Atualmente curto muito o Homem Aranha e o Bob Esponja (dou muita risada).

    Pra quem curte também vai a dica de um site que tem TODOS estes desenhos e muito mais = http://www.mofolandia.com.br
    Divirtam-se! Vale a pena!

    Obrigado ao Blog na Tv por nos presentar com esta ótima lembrança.

  42. Marcelo disse:

    Muito legal estes desenhos!

    Salvo TinTin que não tive muito contato e Pokemon que não curto, os demais desenhos são muito legais. Só faltou Cavaleiros do Zodíaco, que foi o responsável pelo surgimento dos desenhos japoneses aqui no Brasil.

    Muito bom!

    Valeu!!

  43. graciele pio disse:

    adoro todos amo amo

  44. Evinha disse:

    Concordo quanto ao seu comentário final. Amo desenhos animados e ainda cho que faltaram alguns, como Caverna do Dragão, que o que deixa ainda mais uma pontada de curiosidade é o fato de não explicar o que houve com os personagens. Apesar de rolar pela net os boatos do final. Meio macabros pra cirançada. E Thundercats… Amava, não. Ainda amo e aos meus 26, beirando os 27… Quero sim que minhas sobrinhas assistam a esses e tantos outros desenhos "antigos" que não saem de moda… Sem querer igualar nossas raridades de "modinha".

    X-Men, Thundercats, Caverna do Dragão, Ursinhos Gummy, He-man, Xira… etc. Sempre, sempre, sempre.

  45. Mario de Castro disse:

    Francamente…….todos são desenhos sensacionais…..apesar de nao ter pego muito o X Men….mais o filme já da uma base muito boa……agora Pokemon????Pelo amor de deus…..só mesmo essa geração video game mesmo…..podre esse desenho……..Pq cavaleiros do Zodiaco não está na lista….tenho certeza que todos dessa época lembra muito bem…..(bonecos da Banzai)…….fez muito mais sucesso do que esse Poquefraco ai…….

  46. Merciless Bastard disse:

    BAAAAAAAAAAAAATSU!

    O principal responsável pela invasão de animes no mundo foi Dragon Ball (o original, não o Z), que apareceu em diversos países bem antes de Pokémon (Brasil inclusive, apesar de a grande febre dos animes por aqui ter sido mesmo com Cavaleiros do Zodíaco; mas mesmo antes já passavam animes por aqui, como Patrulha Estelar e Zillion). O fato de gerar lucro pra Nintendo não quer dizer muita coisa quando se tem uma série com mais de 20 anos no ar que AINDA gera lucro. E a história das convulsões são verdadeiras, depois que notaram eles trocaram as cores dos efeitos especiais dos golpes dos bichinhos. (Melhor de tudo foi na Turquia, onde a exibição de Pokémon foi PROIBIDA porque uma criança de oito anos se jogou do 5o. andar de um prédio achando que o Pikachu ia salvá-la da morte…).

  47. Anderson Lobo Fran&c disse:

    Só quero saber porque o Pica Pau, o Popye, o Perna longa, Comandos em ação, Dragon Ball, Pantera cor de rosa não estão incluídos nesta lista ? Só isso e mais nada. Fala sério!

  48. Mariana disse:

    Tintin marcou minha infancia e vida!Herge é um gênio,mto bom esse desenho.Tem mta ação,é inteligente,divertido,tem mta aventura,é criativo e os personagens são complexos,bem caracterizados e carismáticos.Eu tenho a série toda e assisto Tintin desde pequena,devo mta coisa q eu sei hje a isso,até a paixão por mistérios e arquiologia.

  49. Caio Feltrin disse:

    eu amo pokemon muito!! :D

  50. Isac S. Santos disse:

    Adoro os desenhos bem realizados, envolventes, convincentes, memoráveis.

    Você esqueceu de desenhos fantásticos, marcantes como: Caverna do Dragão, She-ra, He-man, Thundercats que com certeza entraram para a história!!!são atemporais e imortais!!!Poderão ser assistidos com interesse e empolgação pelas novas gerações e ainda daqui a 50, 70, 90 anos…

    Dos desenhos citados sou apaixonado pelo Gato Felix, um dos raros que me fazem rir, e adoro os Smurfs.

    Os Simpsons, Pokemon são insurpotáveis e redundantes. Ficam sempre na mesmice!! Horríveis!! Sem encanto algum!!!

    Super Friends são amalucados e dispensáveis!!

    X- man…sem comentários!!!

    Jonny Quest eu desconheço!! Nunca assisti!! Aonde é exibido???

    Isac S. Santos

  51. Janete disse:

    Adorei o resumo principalmente dos desenhos mais antigos que fizeram parte da minha infância.

  52. Faltou falar de caverna de dragão….muito bom….abraço

  53. Marcela disse:

    Adorei a matéria! Também sou muuuiiittttooooo fã de desenhos, me divertem, me alegram, me distraem e muitas vezes, até fazem refletir. Agora, conheço um pouco mais sobre esse mundo infinito e tão criativo (além de bem lucrativo também!) o que só me faz ficar mais admirada e interessada também nos desenhos! Parabéns pela matéria!

  54. Régis Fontana disse:

    Ótimo post. No entanto, faria duas ressalvas. Incluiria dois títulos que, se não fizeram grande sucesso mundial, ao menos no Brasil foram muito assistidas e merecem eternas reprises até hoje. Caverna do Dragão e Os Cavaleiros do Zodíaco, foram grandes animações que atingiram os status de clássicos na minha opinião por serem lembradas por qualquer adulto, jovem e criança que tiveram a oportunidade de assistir meia dúzia de capítulos no Brasil.

  55. Victor Rocha disse:

    Concordo com tudo que vc diz, mesmo que em alguns casos eu não possa exatamente provar o que li, mas de verdade o que posso afirmar é que vc se equivoca a respeito de pockemon, ele não é um marco da animação japonesa e tampouco foi responsavel pela espansão do genero no mundo todo. Pockemon é parte da estratégia de marketing da Nintendo e nada mais, enquanto animação e roteiro é pobre.

    Existiram muitos outros desenhos anteriores a Pockemon que poderiam ser expostos como resposáveis pela espansão do mercado ocidental para os animação e cultura niponica, tal como saint seiya e dragon ball que foram passados no Brasil quase 7 anos depois de sua 1ª exibição no japão, tamanha sua relevancia.

    outrso títulos mais cult tais como cyborg 8, space boy, o genio, dracula, fantomas, cute honey e outros, infinitamente mais antigos e que foram realmente responsáveis pela espansão do mangá e anime em seu primórdio.

    Então só pra finalizar e parar de te enxer o saco, se tivesse que apontar um grande nome da animação, apontaria pra AKIRA, mas como este não é uma série animada, no lugarde pockemon eu ficaria com saint seiya mesmo, ao menos no Brasil.

  56. Gostei,gostaria de receber mais sobre essas séries sobre desenhos,EU GOSTARIA MUITO SE VOCÊ ME MANDAR SOBRE " CAVERNA DO DRAGÃO ATÉ HOJE EU TENHO A CURIOSIDADE DE SABER SE AQUELES MENINOS VOLTARAM OU NAO PRA CASA DELES.

    OBRIGADA MICHAEL……….AGUARDO RESPOSTA.

  57. Ana Carolina disse:

    Perfeita a sua conclusão. Tenho 25 anos e sou viciadas em animes há anos. Não gosto de cliches, não sou bitolada, não vejo só anime; vejo tudo o que considero uma boa fonte de conhecimento de mundo e do ser humano. Há muita coisa boa e há muita porcaria dentro do mundo dos animes (assim como em tudo, é necessário saber separar o joio do trigo).

    Todos os desenhos que você listou realmente são ótimos e para todos os gostos. Minhas coleções ficarão para os meus filhos com todo o meu orgulho e se você não gosta de animes, não sabe o que está perdendo ^_~ Beijos

  58. ELAINE disse:

    Michael, Parabéns pelo excelente post. Concordo 100% com TUDO principalmente com o último parágrafo.

    Era e sou apaixonada pelo Johnny Quest, Herculóides, Space Gost, Speed Racer e Corrida Maluca até hoje.

    Assisto e curto com meu filho. Atualmente gosto muito do HOmem Aranha e do Bob Esponja (me acabo de rir).

    Pra quem gosta de matar saudade aqui vai a dica de um site que tem todos estes desenhos e muito mais : http://www.mofolandia.com.br/
    A vocês todos do Blog na TV muito obrigada por esta homenagem tão merecida aos desenhos.

  59. Animação dos X-men mais relevante que a do Batman?! Sinto muito, mas isso é um absurdo. O IGN, um dos mais conceituados sites de entretenimento, colocou a série do Batman como a segunda melhor de todos os tempos (atrás apenas de Os Simpsons). Se não me engano a Revista Set e a Wizard também colocaram a série do morcego em segundo, novamente apenas atrás de Hommer e cia. Batman foi uma série animada revolucionária, fiel ao espírito dos quadrinhos e que conseguiu enorme audiência nos EUA. Ganhou inclusive o prêmio Emmy e influenciou várias séries animadas de super-heróis (inclusive X-men).

    Confiram:

    http://tv.ign.com/top-100-animated-tv-series/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman:_The_Animated

  60. Nussa… Já ouviu falar em Pica-pau? Caverna do Dragão?

    Errr… Pokemon responsável por invasão de animes e mangás? Cavaleiros do Zodiaco e Dragon Ball são o que?

    Então tá, né…

    • Michael Oliveira disse:

      são dois animes mto bons

      inclusive, Dragon Ball a primeira vez que foi exibido nos EUA foi cancelado por falta de audiência sabia?

      no Brasil inclusive, rolou uma tentativa na BAND que não foi até o fim…

      mas uma pena, o desenho é realmente mto bom

  61. Pedro Negreiros disse:

    Oi Michael,

    Cara, será que não faltou o 11º: Caverna do Dragão?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei muito desta lista.

    Forte abraço

  62. Dinho disse:

    De toda esta lista, a única coisa que me desegrada é o famigerado Pokémon.Alguém já percebeu que isto não passa de uma rinha de galos estilizada?Quem foi que perguntou pra aqueles bichos se eles queriam sair por ai dentro daquelas bolas esqusitas brigando todo tempo só pra agradar os treinadores malucos?Acho que é o exemplo perfeito de que sucesso nem sempre rima com qualidade.Também acho que faltou CAVERNA DO DRAGÃO.

  63. Mazinho disse:

    Acho que faltaram muitos desenhos clássicos, como (BOM BOM e MAU MAU,super herois da Marvel NAMOR, HULK , HOMEM DE FERRO, THOR, CAPITÃO AMÉRICA, os da Hanna Barbera, MIGHTY MIGHTOR, SPACE GHOST , HERCULÓIDES, SHAZZAN, OS ÍMPOSSIVEIS, entre muitos outros, os desenhos de um tempo para cá é só lixo.

  64. Otavia Alves de Paul disse:

    Os desenhos animados são diversão em tempo real…rs

    Curto todos, e os meus predileto da lista à cima é Jonny Quest e The Smurfs!

    A reprise poderia voltar.

    Atenciosamente,

    Otávia Alves de Paula

  65. Jader Lan disse:

    fantástisco post. fiz questão de ler todos os comentários. foi aí q descobri q ninguém lembrou de Muppet Babies: Caco, Piggy, Gonzo, Animal, Urso Fozzie (uaka uaka uaka) e todos os outros e a baba de quem nunca se via o rosto. E veja só, gosto tanto desse desenho q acabei me identificando principalmente com Caco, Gonzo e o Fozzie (uaka uaka uaka).

    Nessa lista com certeza espaço pra tantos outros desenhos.

    Parabéns!!!

    p.s.: q episódio final de x-men?

  66. robertosilva disse:

    Hoje sou TENENTE CORONEL,gostaria de trocar continências com o ALMIRANTE NELSON e sua tropa, Comandante do submarino de "VIAGEM AO FUNDO DO MAR",da minha infância,vamos lá,Michael,prepare o post daquelas séries vespertinas, a emoção vai ser grande, pensei que todos tinham esquecido que somos eternas crianças,parabens a todos e a seus gostos, principalmente daqueles que não extraiam sangue dos rivais,mas somente eram mais espertos, rápidos e poderiam vencer sem elimina-los, e deixando chance para uma revanche, que nos obrigava a assistir no outro dia e comentar com nossos amigos, como hoje estamos fazendo.

  67. Vinícius Mach disse:

    Cara, ótimo post…

    Todos os desenhos citados são realmente bem famosos, embora eu não goste (como Pokemon) ou não tenha tido muito contato (Tintin) com um ou outro…

    Tenho uma boa sugestão, ela seria a seguinte: Dividir os desenhos por década e categoria… Por exemplo, nos anos 80, poderiam ser citados He-Man, Comandos em Ação, Thundercats, entre outros, na parte de desenhos ocidentais. Já na parte oriental, poderia ser citado o desenho Marco, de um menino q vivia tentando encontrar a mãe… Pena não ter encontrado nada sobre esse ultimo na net, pois era também um ótimo desenho…

    Desde os anos 70 até a primeira década de 2000 (Lembre-se q já estamos no fim de 2009), daria um post bem mais abrangente, e talvez não houvesse tanta gente reclamando q um ou outro desenho ficou de fora…

    Bom, é isso, abraço e parabéns pelo post

  68. gilson disse:

    Meu cadê o pica-pau, turma do mickey e popeye ? estes fazem sucesso até hoje…….

  69. Camila disse:

    Tá muito boa a lista, principalente x-men a avaliação sobre o sucesso é tudo isso que vc falou mesmo, muito fiel aos quadrinhos.

    Só faltou mesmo caverna do dragão. desenho que até hj resulta em debates e curiosidades. Afinal, quem nunca teve vontade de assistir o

    tão esperado último episódio de "dungeons e dragons"?

  70. Camila disse:

    Me lembrei do Pantera cor de rosa, putz, esse tinha que tá….

  71. Cara muito boa a sua lista e como dizem não dá pra agradar a todos, li todos os comentários e realmente existem desenhos que poderiam ser incluídos, mas aí a lista não seria dos "10 desenhos" e sim dos "100 desenhos"…rsss. Tenho 34 anos e assisto ainda muitas séries animadas com meu filho, na verdade acho que eu gosto mais do que ele. Acho Bob Esponja muito bom, um desenho atual que passa algumas noções de certo e errado, no meu entender é "Os Padrinhos Mágicos" e adoro o personagem impagável que é o o Cosmo (com a dublagem fantástica de Guilherme Briggs). Eu colocaria na lista: Máquinas Voadoras, Os Jetsons, Frankstein Jr, Fantomas e desenhos que acho que a maioria nem conhece como: A Cobrinha Azul, Sapula-pula, Super Globetroters, Carangas e Motocas… Nossa são muitos.

    Um abraço e parabéns pelo post.

  72. pow eu ate concordo que pokemon foi um grande susseço,inquestionavel isso mas ele nao merece estar nessa lista pois o que vai determinar se realmente ele entrou pra historia vai ser o tempo….quero so ver se daqui á 10 anos alguem vai lembrar dessa bomba,cavaleiros sim foram os pioneiros e mereciam a lista….

    ps.:deveriam ser os desenhos que entraram pra historia na nossa visao,o que se passa la fora nao importa neh.

  73. Aplaudindo de pé esse post.

  74. "fidelidade com a obra original a tornaram muito mais relevante do que a criação de Paul Dini"

    Esse é o único ponto em que eu discordo. Se tem algo que tornou esse desenho mais relevante que Batman TAS foi o contexto…

    No mais, excelente post.

  75. Adorei esses comentarios me faz lembrar da minha infancia me ajuda ai a pedir para o sbt voltar com o desenho o fantastico mundo de bobby.

    bjos felinny

  76. gostei muito parabens repita mais

    ]

  77. Carlos disse:

    Apenas algumas considerações:

    Em termos de importância mundial para a animação japonesa, a disputa é entre Dragon Ball e Pokémon mesmo.

    Saint Seiya, apesar de ser muito importante e adorado por aqui, não é isso tudo fora do Brasil. Qualquer pesquisa simples comprova isso. É possível citar dezenas de mercados importantes onde Saint Seiya foi um fracasso. Vou citar os mais importantes: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Alemanha, Países Baixos (Holanda), Bélgica, Hungria, Polônia, Israel, etc. O sucesso de Saint Seiya se resumiu mais a países latinos. O pessoal confunde as coisas e tem mania de achar que o que acontece no Brasil, acontece no mundo. O mundo é muito maior do que o Brasil e a América Latina, e mesmo na América Latina, Saint Seiya não tem a visibilidade de Dragon Ball ou Pokémon. Talvez só no Brasil é que rivalize desse jeito.

    Sobre Dragon Ball e Pokémon, já é uma comparação mais complexa. Pokémon é uma franquia de video-game, não é um anime comum, não nasceu de um mangá, como foi o caso de Dragon Ball.

    Em termos de produtos, Pokémon leva vantagem, pela exposição da marca. É uma franquia que possui um enorme marketing, além de pertencer à Nintendo.

    Mas é exatamente por isso tudo que perdeu o respeito ao longo dos anos.

    Dragon Ball caminha na direção oposta, a cada ano que passa adquire mais respeito e se torna ainda mais clássico. No Japão, Pokémon nem entraria num top 10 de animes mais marcantes. Já Dragon Ball, no Japão, provavelmente só perde para Gundam em popularidade.

    Eu acredito que quando o anime de Pokémon for encerrado, não será uma lenda como Dragon Ball, por ter abusado do lado comercial e forte marketing. Dragon Ball, apesar do lixo da série GT, soube parar no momento certo e teve mais méritos no sucesso, já que não foi algo oriundo de uma franquia de video-game patrocinada pela Nintendo.

    É o mesmo que comparar Madonna com os Beatles. Apesar da Madonna ter tanta ou mais visibilidade do que os Beatles, nunca será respeitada como eles.

    Sobre quem foi mais responsável pela invasão mundial dos animes e mangás, acho um erro creditar isso a um anime só, não há como saber, definitivamente. Pokémon foi mais responsável pela visibilidade, em termos de produtos e jogos. Dragon Ball por outro lado, foi mais responsável pelo boom dos mangás no mundo. No contexto geral, me parece que Dragon Ball tem uma fanbase (número de fãs) mais sólida do que Pokémon.

    Hoje é raro encontrar um fã de Pokémon ou alguém que defenda esse anime. Perdeu muito o respeito ao longo dos anos.

    Mas se tiver que apontar os maiores responsáveis pelo boom dos animes no mundo, acho que Pokémon e Dragon Ball dividem essa honraria, de certo modo. E curiosamente ambos são de gêneros diferentes, o que dificulta a comparação. Pokémon é mais para crianças, já Dragon Ball é mais para adolescentes, embora também englobe um público infantil e adulto.

    Bom, era apenas isso o que eu tinha a dizer.

    Qualquer dúvida é só pesquisarem, se quiserem confirmar o que falei.

    Espero não ter ofendido ninguém.

    Se eu tiver mais alguma coisa a comentar, que não estou lembrando no momento, farei quando tiver tempo disponível.

    Abraços.

  78. LUCIO FLAVIO disse:

    SOU DESENHISTA DE PROFISSÃO, TENHO UMA GRANDE PAIXÃO PELOS DESENHOS ANIMANDOS, FOI PO ELES QUE APRENDIR A DESENHAR. MAIS SINTO MUITO A DIZER QUE OS DESENHOS ANIMADOS DE HOJE NÃO TEM MAIS AQUELE PODER DE EDUCAR, OS DESENHOS SERVIAN DE UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO, QUE DEIXAVAM NOSSOS PAIS DESPREOCUPADOS, MAIS HOJE ISSO NÃO ACONTECE, SÃO VIOLENTOS E UMA LINGUAGEM INADECUADA A CATEGORIA. QUE PENA – VIVA OS DESENHOS DOS ANOS 80

Seu Comentário

*